Em entrevista ao Portal Atitude o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira fala sobre redução da estrutura administrativa, efetivação do primeiro Plano de Governo, prioridades para 2017, criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, escândalos envolvendo a construção do Campus I da Unirg, conclusão da revisão do Plano Diretor cobrado em ACP pelo Ministério Público e pendências no CADIN.
No final do último ano do primeiro governo, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira falou sobre alguns assuntos que envolveram sua primeira gestão e desafios para a próxima administração, mas, se esquiva quando o assunto é política como a campanha para assumir a presidência da Associação dos Municípios do Tocantins (ATM) e intenção política para 2018. “Durante muitos anos Gurupi foi administrada com muita irresponsabilidade e temos contas enormes que estamos pagando e tudo que já pagamos é muito mais do que fizemos na cidade”, disse. Confira abaixo a íntegra da entrevista:
Atitude: Qual a economia com a redução do número de secretarias?
Laurez Moreira: Se tem 13 pastas e muda para 06, evidentemente, a economia e muito grande porque tem toda estrutura com diretores e coordenadores e quando faz a fusão economizamos. Ainda não fechamos o projeto e vamos mandar à Câmara e, dificilmente possa encontrar um município que terá uma estrutura como a nossa.
Atitude: Plano de Governo da sua primeira gestão foi concluído?
Laurez Moreira: Eu considero que fizemos o que programamos e algumas coisas que não tínhamos previstos e no decorrer dos 04 anos foi impossível realizar e fico muito feliz porque o que combinamos deixamos avançado até mais, principalmente, diante ao quadro caótico que encontramos com um município cheio de dívidas e pagamos e agora isso nos dá alegria.
Atitude: Prioridades para o primeiro ano da nova gestão
Laurez Moreira: Dentro de 30 dias eu pretendo fazer com que cada secretário faça um planejamento integrado e vai ser um ano de muitas novidades porque iremos iniciar a nova gestão com um município muito diferente do que encontramos no início desta primeira gestão e hoje temos projetos e vários recursos garantidos no orçamento que vamos executar. Daqui há 30 dias vamos anunciar as obras que vamos executar no ano de 2017. E digo que em quanto o Brasil inteiro está reclamando de crise nós vamos ter um ano de mais obras.
Atitude: Recentemente o prefeito esteve reunido com representantes classistas do segmentos empresarial que defenderam e entregaram um minuta de um Projeto de Lei para a criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico e de um fundo. Existe previsão para enviar este projeto para ser aprovado na Câmara de Vereadores?
Laurez Moreira: Já estamos passando para os novos secretários as propostas desta nova gestão que vão definir com o empresariado. A idéia nosso daqui para frente é criar câmara setoriais de vários segmentos para resolver os gargalos de cada um.
Atitude: Recentemente teve ações de cobranças na justiça em que o município envolvendo o Ministério do Trabalho e fundo de saúde em que o município perdeu causando Pendências no Cadastro Informativo Municipal no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). Isso já foi resolvido?
Laurez Moreira: Durante muitos anos Gurupi foi administrada com muita irresponsabilidade e temos contas enormes que estamos pagando e tudo que já pagamos é muito mais do que fizemos na cidade e temos contas na previdência que foram negociadas em 20 anos. Estivemos este problema na reta final, mas é coisa que já estamos resolvendo como o Fundo de Garantia que tínhamos uma dívida enorme e não foi por falta de recursos que não pagamos, mas estamos fazendo uma auditoria porque não podemos negociar de qualquer jeito. Estamos fazendo um levantamento para saber os débitos para fazermos as negociações dentro da realidade; mas, já estamos com todos os convênios assinados e estaremos resolvendo estas pendências até o mês de janeiro, mas eu lhe garanto que Gurupi é um município com a situação tranquila em relação a débitos.
Atitude: Qual a avaliação do relatório apresentado pela Unirg sobre as supostas irregularidades na construção do Campus I?
Laurez Moreira: Tudo isso vamos passar para o Ministério Público e eu sempre digo que existem duas coisas que não tenho vocação é para ser policial e nem para falar mal dos outros. Estas coisas vamos encaminhar para o Ministério Público que vai apurar os responsáveis. O povo de Gurupi vai cobrar isso e o Ministério Público vai tomar as medidas necessárias porque foram mais de R$ 32 milhões desviados do município.
Atitude: Existe previsão para conclusão do Campus I da Unirg:
Laurez Moreira: As dívidas que deixaram estão pagas e o Centro Universitário está com as contas em dia e dinheiro em caixa para começar a obra do Campus I e hoje não está pronto, não é por falta de recurso, pois temos recursos para concluir e não ficou pronto por causa das irregularidades que terminamos de apurar agora. Estamos fazendo o cercamento e a guarita e agora vamos terminar o prédio e temos projeto de ampliação e vamos deixá-la como uma das mais belas instituições de ensino do Norte do País.
Atitude: Em junho de 2015 o Ministério Público ajuizou duas Ações Civis Públicas (ACP). Em uma delas solicitou a revisão do Plano Diretor em 240 dias. Existe previsão para a conclusão desta revisão?
Laurez Moreira: Atendendo a demanda do Ministério Público nós estamos organizando e já temos uma equipe técnica para isso. Pode ter a certeza que Gurupi será uma cidade modelo para o Brasil.