O vídeo mostra funcionários da Lojas Americanas de Gurupi colocando fogo em brinquedos, plásticos e outros produtos. A reportagem do Portal Atitude esteve no local e ouviu moradores da região e um deles afirmou que as queimas acontecem com frequência e, em alguns casos, a inalação de fumaças tóxicas de plásticos colocam em risco a saúde das pessoas. “Tem dia que fica insuportável o cheio da fumaça”, disse.
por Wesley Silas
Um supostos crime ambiental pode fazer com que as Lojas Americanas em Gurupi “quebre” os discursos dos três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social que a empresa defende com tanto orgulho. Estes pilares foram criado pelo Comitê Companhia Verde, políticas que fez a empresa conquistar no ano de 2016, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA e no ano anterior ela chegou a vencer o Prêmio Socioambiental Chico Mendes.
“O pessoal das Americanas não doam as coisas e jogam fora. É ordem da gerencia e tocam foco, mas não doam para ninguém. Poderiam doar brinquedos para instituições de caridades”, disse o cidadão que gravou o vídeo.
Estes fatos faz acreditar que preocupação de “sustentabilidade ambiental e social” deve acontecer somente nos grandes centros, enquanto por aqui no interior do Tocantins seus atos mostram que tudo não passa de “um faz de contas” publicitário.
“Um dia eles jogaram uma grande quantidade de embalagens de bombons e veio uma pessoa e ateou fogo e situação ficou insuportável. Esta questão do fogo neste lote é comum e eles queimam roupas, brinquedos e vários outros materiais”, disse um morador da vizinhança.
O que diz o Código de Posturas do Município de Gurupi
O Artigo 45 da Lei 1.086/1994 diz que “é vedado, na zona urbana, queimar lixos e restos de vegetais em áreas públicas ou particulares, de modo a provocar fumaça, cinza ou fuligem que comprometa a comodidade pública”.
Devido ao horário do fechamento da matéria, a reportagem do Portal Atitude não conseguiu falar com a assessoria de comunicação da empresa.