Falta de respeitos às sinalizações proibindo circulação de veículos acima de 6,5 metros ou dois eixos, faixa de estacionamento de motos ocupadas por veículos e de veículos ocupadas por moto, sem contar o perigo de pedestre se aventurar a passar na sua faixa, rampas de acessibilidade fora dos padrões. Estes são alguns problemas inerente da própria cultura do stress, da falta de orientação, respeito as leis de trânsito e da acomodação de muitos motorista de carro, caminhão, pedestres, ciclistas e motociclistas nas ruas e avenidas de Gurupi.
por Wesley Silas
Ninguém é inocente! Em Gurupi, assim como em todo Brasil, o movimento Maio Amarelo tem chamado a atenção para evitar acidentes de trânsitos, onde muitas vítimas aumentam as filas nos hospitais e parte delas carregam para vida inteira sequelas que jamais serão cicatrizadas. Além dos acidentes a cada ano o trânsito nas ruas e avenidas da cidade pioram devido ao aumento da frota e falta de respeito as normas, como são os casos de caminhões fazem carga e descargas em horários não permitidos, conforme mostra a imagem abaixo:
“O que mais complica [na fiscalização] é que falta veículos, mas apesar disso diminuiu muito e antes tínhamos uma média de 10 a 15 infrações por mês mas falta intensificar por falta consciência”, disse e o Superintendente Municipal de Trânsito (SMT), Leon Barcellos. Segundo ele em breve os fiscais de trânsitos, conhecidos como Amarelinho, contará com um veículo para melhorar a fiscalização e o infrator poderá perder 4 pontos na CNH e ser multado em R$ 130,60 por transitar em local não permitido pela regulamentação.
Palestra
Na intenção de despertar o sentimento de respeito o poder público juntamente com o sociedade civil representada pelo Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Superintendente Municipal de Trânsito (SMT), Leon Barcellos, estarão promovendo a parti das 19h 30min, na sede da CDL uma palestra sobre Estacionamento de veículos automotores e regulamentação dos espaços público, com o palestrante Robson Tibúrcio, especialista em Gestão de Trânsito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
A ação pretende colocar em pauta temas como a conscientização dos motoristas a respeitarem a suas respectivas faixas de sinalização de estacionamento, onde os motorista de carros e motos resistem em obedecer. “Os agentes estão fazendo um trabalho de orientação e já começamos a colocar placas e estamos preparando uma campanha publicitária de conscientização para depois podermos notificar porque a falta de conscientização é enorme, tanto dos condutores de motos como os de carro. É ruim as notificações, mas se faz necessárias”, disse.
Rampas de acessibilidade. Valem ou não?
Outro problema que causa confusão no trânsito de Gurupi são as rampas de acessibilidade feitas pelos próprios comerciantes fora dos padrões e provoca nos motoristas a dúvida se elas valem ou não.
“Só vale as regulamentadas por placas e as das esquinas são regulamentadas”, disse Leon. Ele orientou ainda que as rampas feitas pelos comerciantes no meio dos quarteirões não têm validade.
Celular ao volante
Outro problema que tem provocado muitos acidentes é o uso de telefone celular ao volante dos carros e até mesmo no guidão das motos. Recente pesquisa realizada pelo Seguro DPVAT mostrou que 80% dos motoristas assumem que fazem uso do aparelho mesmo dirigindo e, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), o uso de aparelho celular representa um aumento de cerca de 400% no risco do condutor se envolver em algum acidente.
Para isso, o Detran-TO alerta que falar ao celular enquanto dirige ou acessar aplicativos como redes sociais é considerado, segundo o Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), infração gravíssima e pode resultar em uma multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O Movimento Maio Amarelo acontece neste mês em alusão 11 maio de 2011 quando a ONU decretou o mês como referência mundial para o balanço das ações envolvendo o trânsito para preservação da vida, enquanto a cor amarela simboliza a atenção sobre a sinalização e divergência no trânsito.