Fazer compras de Natal foi a finalidade de 71% das pessoas que foram aos shoppings de Palmas nos dias 23 e 24 de dezembro. Os dados são de pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento e Emprego (Sedem), realizada nos dois Shoppings de Palmas, que ouviu 600 pessoas em dois dias de entrevistas.
O comércio em Palmas também já atrai pessoas de outras praças, uma vez que 26% das pessoas que foram aos shoppings são de cidades do interior do Tocantins ou de outros Estados, conforme dados da pesquisa.
Outra situação apontada é que o investimento da Prefeitura Municipal na decoração natalina contribuiu para a movimentação do comércio local. 80% dos visitantes dos shoppings afirmaram que a decoração de Natal contribui para estimular as compras. “As pessoas vêm a Palmas para ver a decoração e aproveitam para comprar no comércio local, freqüentar nossos restaurantes, além dos moradores da cidade, que saem mais e assim também ajudam a movimentar a economia”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cristiano Rodrigues.
Para o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, a Prefeitura tomou todas as medidas para fomentar o comércio, investindo na decoração natalina, além de antecipar os pagamentos dos servidores. “Tivemos todo o cuidado em honrar nossos compromissos com o servidor público, antecipando pagamento de salário e 13º, além de proporcionar programação natalina diferenciada na cidade”, declarou Amastha.
Vendas
No Capim Dourado Shopping, os resultados do Natal foram positivos, de acordo com o gerente comercial, Matias Lopes, em 2016 houve um aumento de vendas 7,1% nas vendas das lojas âncoras, 4,3% nas lojas satélites e 14% na praça de alimentação.
Se comparados aos dados da Associação de Lojistas de Shopping Centers (Alshop) Palmas segue na contramão do país e com números bem positivos. A Alshop registrou uma queda real de 9,11% no valor total de vendas do setor em relação ao ano passado.
Já a superintendente do Palmas Shopping, Elmecy Duarte, afirma que mesmo não tendo fechado os dados sobre as vendas no período, “foi perceptível o aumento no fluxo de vendas nos últimos sete dias antes do Natal”.
Dados da Pesquisa
- Ouviu 600 entrevistados nos dias 23 e 24 de dezembro nos dois shoppings de Palmas;
- Razão de ida ao Shopping:
- 71% compras de Natal
- 5% compras normais
- 14% passeio
- A decoração de Natal da cidade contribui para estimular as compras?
- 10% outros assuntos
- 80% SIM – 20% NÃO
- 13% outras cidades do TO (Porto, Paraíso, Brejinho, etc)
- 74% Palmas
- 13% outros estados (SP, MT, MG, ES, PA, PR, PI)