Durante assinatura de ordem de serviço para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) no setor Jardim Medeiros, o secretário de Educação, Eurípedes Fernandes, falou sobre os trabalhos que envolvem crianças a partir dos seis meses de idade. “É um atendimento que o Brasil tem que apostar e avançar para recompensar uma carência social encontrada dentro do próprio seio familiar”, defendeu.
por Wesley Silas
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira assinou na manhã desta quarta-feira, 22, a ordem de serviço para a construção de mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI). A obra, pleiteada pela Secretária Municipal de Educação, é avaliada em quase R$ 2 milhões do Ministério da Educação, sem contrapartida do município, com prazo previsto para conclusão para o dia 17 de fevereiro.

“Estamos realizando o meu sonho de pegar a criança de seis meses que vai passar 10 horas na creche, com cinco refeições durante o dia e vão ser muito bem cuidadas com profissionais da melhor qualidade possível”, disse o prefeito. Em seguida completou: “A nossa intenção é quando essas crianças saírem da Creche possam ir para a Escola de Tempo Integral Valnir Soares, que estamos planejando construir, onde elas permanecerão até o nono ano, que é obrigação do município”.
O secretário de Educação, Euripedes Fernandes, considerou as CEMEIs como um universo capaz de cuidar e educar as crianças promovendo uma vida mais saudável e oferece segurança enquanto os pais trabalham.

“A gente ver todos os dias no cenário nacional crianças sendo violentadas pelo próprio ente familiar ou por alguém que se incorporou a família e a creche oferece esta proteção. Nas nossas unidades infantis elas entram às 07h da manhã e saem às 17h, ficando o dia inteiro protegidas. Este é um atendimento que o Brasil tem que apostar e avançar para recompensar uma carência social encontrada dentro do próprio seio familiar”, considerou Eurípedes.
De acordo com Eurípedes o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) do Jardim Medeiros irá atender também famílias de parte do setor Jardim dos Buritis e dos setores João Lisboa da Cruz e Pedroso. Outro projeto defendido pelo secretário é criar uma outras escola anexo a Valnir Soares para que possam atender em tempo integral.
“Temos como meta construir num futuro bem próximo outro prédio do mesmo porte da Escola Valnir Soares, que fica do lado da CEMEI, transformando o Valnir Soares em escola de Tempo Integral. Com isso, a criança quando sair do CEMEI poderá entrar no Valnir Soares no mesmo padrão de atendimento”, disse.