Nessa quinta-feira, 07, a chapa 2 “UNIR – Universidade de um Novo Tempo”, encabeçada por Drª Sara Falção e Drº Américo Ricardo Almeida, vice-reitor venceu a disputa com 57,07% dos votos obtidos pelos professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UnirG – Universidade de Gurupi e, agora depois de eleita, terá o desafio de cumprir os desafios propostos, dentre eles trabalhar em equipe, integração entre Academia e Fundação e rever índices para melhorar as avaliações externas da Unirg e melhorar a qualidade dos cursos de graduação existentes. Confira o perfil dos novos reitores eleitos e o plano de gestão para o biênio 2019 e 2020.
por Wesley Silas
Nos últimos anos passou por várias fases, depois de passar por momentos de glória, onde a cidade, discente, docentes e servidores tinham orgulho da instituição, mas a crise financeira, politicagem e movimentos grevistas derrubou a autoestima da instituição num momento em que o país vive crise um momento de crise econômica e no ensino superior com diminuição de alunos matriculados com fies capengando, consequentemente, afugentando alunos que saem do ensino médio que não têm condições de custear as mensalidade de uma faculdade.
Em meio a tudo isso, nos últimos anos a instituição começou, lentamente, a recuperar a sua imagem e, para isso, contou com a eficiência de gestão das últimas presidências da Fundação, aliada com os trabalhos acadêmicos da atual reitoria. Porém, a reitoria eleita, conforme foi proposto em seus “princípios norteadores”, terá a partir de 2019, o desafio de colocar o discurso na prática e assim possa promover excelência acadêmica, gestão democrática e transparente, estimular e valorizar a autoestima da comunidade universitária, inserção regional e internacional e estimular a inovação acadêmica, metodologia ativa e novos parâmetros educacionais.
“Vitória esta que se deu pela elaboração coletiva de um projeto de desenvolvimento para UNIRG. Já o sucesso foi atribuído por uma equipe composta por docentes, técnicos administrativos e discentes que conduziram a campanha apresentando a comunidade interna ideias de ações que atendiam as demandas de cada segmento institucional, contudo acreditamos que este foi o diferencial”, disse em nota os componentes da chapa 2.
A nova reitora eleita, Drª Sara Falção afirmou ao Portal Atitude que para concretizar este projeto contará em sua equipe com pessoas capacitadas como a professora do curso de Odontologia da UnirG, Drª Rise Rank, na pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação e o professor de Educação Física, Eduardo que vai ser pró-reitor de graduação e extensão.
Drª Rise Rank, Drª Sara Falção, Drº Américo Ricardo Almeida e o Drº Eduardo
A nota, enviada por ela em que toda chapa assina, concorda com a insatisfação de muitos que fazem parte da academia e dos conceitos negativos nas avaliações externas.
“Sabemos de insatisfações do segmento da instituição, no entanto, estas serão ouvidas e atendidas por um trabalho integrado entre Academia e Fundação a partir da transição de gestão. Quanto se trata das avaliações externas da Unirg, alguns cursos obtiveram bons resultados e outros necessitam de um redimensionamento de ações para reverter os índices apresentados, no entanto isto será uma de nossas prioridades”, diz.
Perfil:
Defende ainda que “a qualidade de ensino se tratando de Universidade está direcionada ao Tripé Ensino-Pesquisa e Extensão que acaba por proporcionar uma retroalimentação positiva para a instituição a comunidade loca – regional” e defende a necessidade de estabelecer políticas com os parceiros para que a UNIRG continue ampliando “seu espaço com a importante instituição que promove o desenvolvimento econômico e social com os setores público e privado”.
Conforme a nova reitoria, agora como Universidade, a Unirg tem a missão de “ser referência na Região Norte comprometida com a formação cidadã de maneira inovadora e sustentável, por meio da produção de conhecimento cientifico”.
Para concretizar as propostas, a nova reitoria chama a comunidade acadêmica para conduzir a Unirg para um novo tempo. “Compreendemos que somente por meio de um ambiente de congregação entre docentes, técnicos administrativos e discentes, a partir de uma gestão participativa e democrática, pautada na honestidade, transparência e sustentabilidade, que tornaremos a Unirg como uma Universidade de Excelência”.
“Agradecemos a comunidade acadêmica a confiança depositada na Chapa 2, assim como agradecemos a todos os componentes da Chapa 1 por conduzir um processo eleitoral salutar durante a campanha”, conclui a nota que defende a união para consolidar a Universidade de Gurupi.
Confira aqui (link) o Plano de Gestão “UNIR – Universidade de um Novo Tempo” proposto pela Chapa 2 para o biênio 2019 e 2020.
Confira o edital com o resultado final de apuração dos votos para a Reitoria e coordenações de cursos e de estágios, clicando http://www.unirg.edu.