Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 8 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Pioneira de Gurupi, Dona Francisca Coelho morre aos 91 anos e deixa legado de trabalho e família
Cidades

Pioneira de Gurupi, Dona Francisca Coelho morre aos 91 anos e deixa legado de trabalho e família

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins12 de janeiro de 2026 - 17:322 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Wesley Silas

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 12, em Gurupi, a pioneira Francisca Coelho dos Santos, viúva do cirurgião-dentista Luiz Coelho (in memoriam), um dos primeiros profissionais da área na cidade e ex-presidente do Sindicato Rural de Gurupi. Ela lutava contra um câncer agressivo nas vias biliares.

Dona Francisca viveu em Gurupi por mais de 60 anos. Oriunda do Maranhão, chegou ainda jovem ao então norte goiano – hoje estado do Tocantins – em deslocamento feito com a família em condições simples em lombo de animais, passando inicialmente por Porto Nacional e, depois, por Brejinho de Nazaré, até se fixarem em Gurupi, onde construiu sua história e criou os filhos.

A família residia em frente à Igreja Santo Antônio, local que se tornou referência afetiva para gerações de moradores da região central da cidade. Ao lado do marido, o dentista Luiz Coelho, reconhecido pelo pioneirismo na área de saúde bucal e pela atuação no Sindicato Rural, Dona Francisca participou ativamente da formação da comunidade local, acompanhando o crescimento econômico e social de Gurupi.

Mãe de seis filhos, dos quais dois já falecidos, Dona Francisca deixa:
– Zelma Coelho, empresária e publicitária;
– Zeila Coelho, odontóloga e professora aposentada da Universidade de Gurupi (UnirG);
– o agrônomo Francisco Coelho; e
– Luiz Coelho, que reside em Brasília, além de netos, demais familiares e amigos.

O sepultamento está previsto para a tarde desta terça-feira, 13, no Cemitério Santo Antônio, saída para Peixe.

Nota de Pesar

O Portal Atitude, por meio do seu diretor, Wesley Silas, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da senhora Francisca Coelho dos Santos, pioneira de Gurupi e figura de grande carinho e respeito na comunidade.

Solidarizamo-nos com seus filhos, netos e demais familiares, estendendo nossos sentimentos a todos que com ela conviveram e reconheceram sua trajetória de trabalho, fé e dedicação à família.

Que o legado de Dona Francisca e a história construída ao lado de seu esposo, Luiz Coelho (in memoriam), sirvam de conforto neste momento de dor. 

Nossos sinceros sentimentos.

Wesley Silas – diretor

 

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Descaso com estradas vicinais e falta de uma balsa dificulta acessos à margem direita em Peixe

7 de abril de 2026 - 18:05

Cesta básica em Gurupi sobe 5,39% em março e atinge R$ 805,20, aponta IFTO

6 de abril de 2026 - 17:46

Sermão da Montanha reúne fé, tradição e fortalece o turismo religioso em Gurupi

1 de abril de 2026 - 20:06

Em seu último dia na pasta, Luana Nunes inaugura USF Vila Íris provisória e ambulatório da Policlínica

1 de abril de 2026 - 17:35

Prefeitura de Gurupi realiza atualização cadastral dos programas sociais e convoca mais de 2,7 mil famílias

1 de abril de 2026 - 10:56

Cariri do Tocantins recebe selo nacional de excelência em assistência social

31 de março de 2026 - 05:56
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.