Uma área considerada como o cartão postal de Gurupi está em fase adianta de negociação entre seu proprietário e o Grupo da Araguaia Construtora com atuação há mais de 30 anos no mercado. “As negociações estão em fase final e uma vez concretizada em seis meses lançaremos os dois empreendimentos, com possibilidade do condomínio esteja concluído e com um ano o shopping funcionando com investimento de, aproximadamente, R$ 30 milhões. Será uma coisa boa para a cidade”, disse o sócio-diretor do grupo Araguaia, Ataídes Oliveira ao Portal Atitude.
por Wesley Silas
O proprietário do terreno da antiga Arroz Araguaia e o sócio da empresa Araguaia Construtora e Incorporações estiveram na terça-feira, 23, em Gurupi para uma visita silenciosa na área, considerada como a mais nobre da cidade e, na manhã desta quarta-feira, 24, o vereador Eduardo Fortes comunicou à redação do Portal Atitude sobre a visita e a reportagem do Portal Atitude buscou junto ao dono da área e ao investidor informações sobre as negociações.
“Praticamente há um mês eu estou conversando com o senhor Léo, do Arroz Araguaia. Estas conversas iniciaram aproximadamente há um ano e meio a pedido do prefeito Laurez Moreira que me pediu para que eu ligasse para o dono da área para fazermos um empreendimento. Eu fiquei no senado federal, depois veio a campanha e eu deixei de lado. Quando foi agora eu entrei em contato com o senhor Léo em São Paulo e ele veio aqui (Palmas) ontem e nós fomos no local (Gurupi) e as nossas tratativas estão muito, mais muito bem avançadas. Estamos em fase final de negociação, onde o grupo Araguaia vai fazer um shopping que ficará em frente para Avenida Goiás e no fundo um condomínio fechado com aproximadamente 260 lotes, onde os moradores terão acesso diretamente ao shopping”, disse o presidente do Grupo Araguaia, Ataídes Oliveira.
Segundo o empreendedor, o shopping prevê ocupar um espaço, incluindo o estacionamento de, aproximadamente, 40 mil m² e a área do condomínio será algo em torno de 200 mil m². Ele adiantou que as minutas dos projetos já estão prontas. A reportagem o questionou sobre a valorização da mão de obra e do comerciante local para não ficar no prejuízo com supostas vinda de grande lojas de rede.
“Uma vez concretizando o negócio eu não estou preocupado em buscar Supermercados de rede, mas queremos valorizar os empresários da cidade. Vamos buscar quem está no ramo de Supermercado em Gurupi, de lojistas, perfumarias, farmácias, banco, etc.. Queremos contemplar inclusive os profissionais da área como engenheiros e arquitetos e na maneira do possível vamos absolver toda esta mão de obra. Nas minhas conta nós vamos gerar, imediatamente, 500 empregos diretamente quando o shopping estiver funcionando. Isso é fato, apesar de ainda não termos assinado a papelada, mas, assim que assinarmos a previsão de entrega será de um ano, sendo que dentro de seis meses vamos lançar o condomínio onde vamos fazer todo o sistema de infraestrutura com tratamento de esgoto, murado, arborizado e para construção do shopping é possível que se aproveite parte da estrutura existente”, explicou.
Nos últimos anos área tem sido alvo de críticas devido a anúncios de investimentos que não aconteceram; mas, desta vez conforme adiantou o dono da área, Leonildo, conhecido como Léo, as negociações estão avançadas e a cidade poderá receber o seu primeiro shopping e um condomínio fechado de luxo.
“É melhor sofrer um pouco com crítica, como nós já sofremos por não ter feito, do que fazer e a coisa não virar e daí fica pior e desagradável. Quem está fora da coisa fala muito, mas vontade já existe e faz tempo e a coisa não é como abrir uma loja ali na esquina. Daí falam mal! Temos que ter paciência porque não podemos errar porque os erros seriam pior do que os comentários desagradáveis. Agora, se não der certo não será por falta de estudo e ou por falta de vontade de fazer. Nós temos shopping aqui em São Paulo e temos experiência e a expectativa nossa é fazer e o grupo deles é muito bom e sólido”, disse Leonildo.
Conforme Léo, as negociações com o Grupo Araguaia estão bastante adianta com grande chances de ser concretizada nos próximos dias.
“Desta vez a tendência é ir para frente, apesar de fazer um shopping ser uma coisa complexa com investimento pesado. Para isso já fizemos duas pesquisas onde a primeira tinha dado um shopping e a segunda um shopping menor e agora estamos fazendo uma terceira pesquisa e as coisas estão caminhando para concretizar. As coisas dificultaram por muito tempo devido a questões da cidade não ser tão grande e necessitava de muito estudo, mas a perspectiva hoje é boa. O importante é que a pareceria é boa e eles têm muita experiência na área de construção. Será um investimento moderno e terá toda iluminação subterrânea e uma arquitetura moderna”, adiantou Léo.