Uma amostra das variantes do coco. Essa é a proposta do Sonora Brasil 2017 que o Sesc realiza em Gurupi.
Neste domingo (11), às 19h30 acontece a Mini Mostra Sonora Brasil em Gurupi, com o Samba de Pareia (SE). O evento acontece no auditório do Centro de Atividades de Gurupi (setor Engº Waldir Lins).
Na mini mostra gurupiense a entrada será gratuita.
Sonora Brasil Sesc
O Sonora Brasil Sesc tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música brasileira. Busca difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é outro objetivo do projeto, por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade musical, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão musical no país.
Pisada dos Cocos
Na Pisada dos Cocos apresenta as variantes dessa expressão lítero-cênico-musical típica do nordeste brasileiro. Coco de roda, samba de coco, coco de zambê, coco de pareia, coco furado, coco de embolada. As variantes que justificam a denominação “cocos” são muitas. O Sonora Brasil 2017 apresentará dois grupos que praticam cocos do litoral e dois do interior. O coco é uma prática coletiva encontrada em áreas urbanas e rural, onde a dança e a música, integradas, estão presentes nos terreiros, nas festas populares e em ritos religiosos. Nele, cantadores e dançadores são acompanhados alternadamente por instrumentos de percussão, por palmas ou pela batida dos pés, marcadoras do andamento, na simulação da pisada que prepara o chão batido.
Os participantes do Na pisada dos cocos são pessoas de cidades do interior do Brasil, que se expressam através do canto e da dança. As imagens mostram a espontaneidade dos integrantes desses grupos, além de destacar o colorido e o estampado dos tecidos das roupas típicas.