As duas notícias que estão próximas de serem concretizadas mostram a importância de algo que estava emperrado que agora será destravado por força de representações dos governos Municipal e Estadual. No caso da transformação em Universidade, o Conselho Estadual de Educação e Secretária Estadual de Educação publicaram uma portaria para credenciamento. Outra boa notícia é sobre a conclusão do Campus I que nesta semana deverá ser assinado a ordem de serviço para reforma a ampliação.
por Wesley Silas
O presidente do Conselho Estadual de Educação, Evandro Borges Arantes, e a Secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar publicaram na quarta-feira, 13, a Portaria 031/2018 em que ele designa os conselheiros Josiel Gomes dos Santos e Cesar Floriano de Camargo para verificação in loco para fins de credenciamento por transformação do Centro Universitário Unirg para Universidade, mantida para Fundação Unirg.
A transformação da Unirg em Universidade é um sonho que há anos batia na porta do Palácio Araguaia que está sendo realizado com a parceria entre a academia com apoio do Governo do Tocantins que pela primeira vez na história tem um representante da região do Tocantins, governador interino Mauro Carlesse, neste curto tempo do mandato.
A expansão de Centro Universitário em Universidade vai muito além da formação de alunos. Promete mudar a realidade social não só de Gurupi, mas de toda região sul do Tocantins por meio de vários benefícios como projetos de extensão universitário e na produção de conhecimento com qualidade para a sociedade, como acontece em várias regiões do País, como nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
Além do mais, a Unirg poderá expandir cursos para outras cidades a exemplo de UFT e Unitins. No caso da região sul o prefeito de Peixe José Augusto busca abrir na cidade cursos na área de turismo e Engenharia da Pesca e o prefeito do Formoso do Araguaia, Wagner da Gráfica busca curso de Ciências Agrárias, assim como os prefeitos de Alvorada e Paranã.
Conclusão do Campus I
Outra boa notícia para Gurupi será a assinatura de ordem de serviço pelo prefeito de Gurupi Laurez Moreira e o presidente da Fundação Unirg, Thiago Benfica, para execução da reforma e ampliação de prédios de salas de aulas e prédio Administrativo do Campus I. A vencedora da licitação é a empresa Coceno Engenharia que conseguiu finalizar o certame e o prazo para recursos encerraram. Segundo apurou o Portal Atitude a ordem de serviço deverá ser assinada na próxima semana, quando acontecerá uma cerimônia. O valor da obra é estimado em R$ 6.849.110,03.
Tudo isso acontece depois da falta de representatividade pela qual passou Gurupi no Governo Estadual, desde a criação do Tocantins. Agora com um governo, apesar de ser interino, desperta sobre a importância da cidade e região fortalecer para realização de demandas antigas para que não sejam mais debatidas somente de quatro em quatro anos.
Leia:
“O que depender de mim, será feito”, diz Carlesse sobre transformação da UnirG em universidade