Os Assessores Técnicos e Conselheiros do CEE/TO, participaram dessa Jornada de Imersão Pedagógica, com o objetivo de discutir sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Aprendizagem, no âmbito do Ensino Superior. Além destes temas, o evento também discutiu neurociência, uso do celular nos processos de ensino e sala de aula invertida.
Por Redação
A jornada foi disponibilizada para as instituições públicas e privadas do Estado, por meio delives, podcasts, oficinas e webtalk, sendo estas ultimas, realizadas somente no período de 03 a 06 de agosto. A Jornada contou com palestrantes renomados como: Dr. José Manoel Moran Costa, que proferiu a palestra de abertura com o tema “O ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Aprendizagem”. Professor, Pesquisador, Conferencista e Orientador de Projetos de transformação da Educação com metodologias ativas e modelos híbridos.
Outros temas também relevantes foram sequencialmente apresentados: Ensino ou aprendizagem? -Dra. Lady Sakay; Neurociência e processos do aprender – Dr. Rodrigo Ventura; Sala de Aula Invertida e Modelos Híbridos – Leandro Holanda Fernandes. As palestras encontram-se disponíveis para os interessados no endereço www.youtube.com/unitinsoficial.
No dia 11/08, a programação continua com a oficina sobre “Transformando seu celular em mesa Digitalizadora”, com o Dr. Cláudio Monteiro. Oportunidades para se reinventar formas e processos educativos, a partir de ferramentas tecnológicas utilizadas no cotidiano dos estudantes.
O Presidente do CEE/TO destacou que as temáticas discutidas são relevantes para se pensar e planejar novas possibilidades de ensino e aprendizagem, como também para subsidiar as reflexões, no âmbito do CEE/TO, acerca das tomadas de decisões do colegiado durante a apreciação e análise das matérias referentes aos Atos Normativos e as deliberações que envolvam a Educação Superior.
Nesse período de distanciamento social, decorrente do cenário pandêmico vivido pelo País e o mundo, a Unitins sai à frente para repensar suas práticas pedagógicas, o currículo e as diferentes formas e estratégias para alcançar os objetivos propostos em seus projetos pedagógicos, o que demonstra compromisso com o estudante, com a sociedade e com sua função principal de formar cidadãos, independente das circunstâncias.