Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Esporte»Neurocientista explica como as redes sociais ajudam a entender o grito de alerta de Neymar
Esporte

Neurocientista explica como as redes sociais ajudam a entender o grito de alerta de Neymar

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de outubro de 2021 - 18:292 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

por Redação

Uma declaração do jogador Neymar chamou a atenção da imprensa e dos torcedores nesta semana. Ele revelou que a próxima Copa do Mundo disputada no Catar poderá ser a última de sua carreira, devido ao desgaste emocional que está atravessando. Disse também que não sabe se terá mais condições “de cabeça, de aguentar mais futebol” e que fará de tudo para “realizar o sonho” no ano que vem.

Esse depoimento do atleta pode ser uma maneira de procurar chamar a atenção como um pedido de ajuda. É o que revela em entrevista à magazine portuguesa ‘Mais Esportes’ da emissora TVI, o PhD, neurocientista, psicanalista e biólogo luso-brasileiro Fabiano de Abreu: “No futebol, o jogador precisa ter bastante inteligência emocional. O lobo frontal, região da lógica, responsável pela tomada de decisões e prevenção precisa ser desenvolvido de maneira a controlar a emoção, que fica no lobo temporal do cérebro. Ambas as regiões se comunicam e, quando emocionalmente afetada, por diversas circunstâncias, a comunicação pode não funcionar da maneira correta”.

Fabiano observou que alguns atletas, como o Neymar por exemplo, “estão o tempo todo no celular. Incrível como parece que todo vídeo que mostra sua intimidade no Paris Saint-Germain, muitos com participação do Mbappé, o brasileiro está mexendo no aparelho”. O que isso quer dizer? Para o neurocientista, “a rede social afeta o sistema de recompensa no cérebro, levando a uma maior ansiedade e descontrole emocional, a revelar imaturidade, necessidade de chamar atenção, entre outros sintomas provenientes de transtornos de personalidades dramáticas”.

Na entrevista, Abreu acrescentou ainda que a rede social para atletas, principalmente os que possuem fama, é uma arma e isso já foi revelado nas olimpíadas.

“A concentração, manipulação da inteligência emocional, neuroplasticidade cerebral com leitura, jogos de lógica e diminuição do tempo na rede social é um trabalho essencial e psicológico que toda equipe deveria tratar nos jogadores”. Outro detalhe importante, aponta Fabiano, é que “as plataformas digitais estão prolongando a infância, a imaturidade é proveniente da necessidade de chamar a atenção e isso tem relação com a rede social, com o sistema de recompensa do cérebro, assim como a cultura de destaque contínuo que ela fornece. O narcisismo exacerbado tornou-se um dos sintomas mais aparentes”, completou.

Link da entrevista: https://maisfutebol.iol.pt/analise/brasil/como-as-redes-sociais-ajudam-a-explicar-o-grito-de-alerta-de-neymar

 

 

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Garotos do Castelo fazem bonito em competição no Interior de Goiás

19 de fevereiro de 2026 - 12:43

Pedido de Eduardo Fortes garante R$ 2 milhões para cobertura do Resendão, anuncia Wanderlei Barbosa

3 de fevereiro de 2026 - 16:49

Nunca é tarde para vencer: Gurupi faz história e conquista inédito pódio nacional na Superliga de Vôlei Adaptado da Melhor Idade

2 de fevereiro de 2026 - 21:11

Vila São Miguel e campeã da Copa do Craque em Gurupi, no evento que vira vitrine política e reforça articulações de Josi Nunes no Tocantins

1 de fevereiro de 2026 - 18:07

Prefeito Tetin prestigia final da Copa do Craque em Gurupi eVila São Miguel, equipe campeã

1 de fevereiro de 2026 - 16:13

Jogando em casa, Gurupi enfrenta o União neste sábado (31)

31 de janeiro de 2026 - 10:22
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.