Consultores especializados levaram novidades tecnológicas e técnicas para empresas das áreas automotiva e construção civil.
Por Livia Santos
Para manter a qualidade e manter as empresas por dentro das principais inovações do mercado é preciso qualificação. Com essa proposta, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o SEBRAE, realizou Consultoria Tecnológica para empresários do setor Automotivo nos dias 22, 23 e 24/02 em Gurupi. A atividade contempla a apresentação de novas técnicas, layouts e mudanças em processos para o aumento da produtividade, buscando a melhoria da eficiência e a garantia da qualidade dos produtos e serviços prestados.
A consultoria é oferecida por meio do Programa SEBRAETEC que tem o objetivo de atender ao Núcleo dos Reparadores Automotivos de Gurupi. As ações são divididas entre etapas nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro/2018. Serão atendidas vinte empresas que irão participar das etapas de Medição Prática, Descrição de Funções, Layout e Legislação e Monitoramento com o consultor Pedro Luiz Scopino, especialista da área automotiva. Os encontros com o consultor serão a cada 90 dias.
As empresas participantes têm sede em Gurupi e região, sendo elas: WR Injeção Diesel, Auto Mecânica do Paulinho, Tecnocar, Eli Centro Automotivo, Líder Centro Automotivo, AP Centro Automotivo, Palmas Peças e Serviços, Auto Mecânica Xavier, Renauto, Auto Mecânica NF, Auto Elétrica Araújo, Centro Automotivo Chiquinho, Clínica Automotiva, Mecvel, 4 Rodas, Primavera Auto Peças, Centro Automotivo Confiança, Aliança Centro Automotivo, Auto Elétrica 2 Irmãos e Auto Motor.
Construção Civil
Também por meio do programa Sebraetec, foi oferecida Consultoria Tecnológica a profissionais da área da Construção Civil nos dias 23, 24 e 25/02 em Gurupi. O objetivo é o aperfeiçoamento do processo construtivo e sistema estrutural, aumentando assim a produtividade.
Uma das novidades trabalhadas é o Light Steel Framing, sistema construtivo em que o aço é o principal material estrutural que apresenta resultados como a redução de prazos, desperdícios e aumento da qualidade do serviço. Cinco empresas são atendidas, utilizando também da estrutura física do SENAI, incluindo intervenções, orientações e a prática. Os participantes são as empresas Asas Construções, Madeireira São Judas Tadeu, Madesil Distribuidora de Materiais para Construção e Terra Forte Comércio de Materiais Para Construção.
Os interessados em contratar esses ou outros serviços da área de Tecnologia e Inovação oferecidos pelo SENAI devem entrar em contato com os consultores de Mercado por meio do telefone (63) 3311-1171 (Clésia ou Dionathan).