Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Agronegócio»Livro sobre mudanças climáticas está disponível gratuitamente na internet
Agronegócio

Livro sobre mudanças climáticas está disponível gratuitamente na internet

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins19 de maio de 2022 - 22:224 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Geórgya Laranjeira Correa / Governo do Tocantins

Com a finalidade de amparar a pesquisa científica nas diversas áreas do conhecimento científico, tecnológico e de inovação visando o desenvolvimento econômico e social do Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) tem apoiado diversas ações do segmento, como o Lançamento do Livro Agricultura e Mudanças do Clima no Estado do Tocantins: Vulnerabilidade, Projeções e Desenvolvimento, da Editora da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A obra possui a colaboração de 35 instituições, contém 438 páginas, 20 capítulos, conta com 53 autores, sendo 12 de pesquisadores da Embrapa e ainda conta com participação de pesquisadores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e de vários outros especialistas relacionados ao tema, envolvendo a participação de instituições de ensino e pesquisa brasileiras e portuguesa, os quais colaboraram a fim de enriquecer a qualidade do livro. O material foi organizado pelos pesquisadores: Erich Collicchio (UFT) e Humberto Ribeiro da Rocha (USP).

O material está dividido em quatro partes. Na parte I, aborda o uso da terra, potencialidades e produção agrícola no Estado do Tocantins. Parte II, relata mudanças climáticas e cenários futuros, parte III, explica sobre agricultura e cenários de mudanças do clima no Tocantins: projeções de médio e longo prazo. Já a parte IV, aborda sobre as mudanças do clima: riscos, vulnerabilidades, adaptação, mitigação, ações internacionais e desenvolvimento,  destaca os riscos e vulnerabilidades face às mudanças climáticas, o mercado de carbono, tecnologias e sistemas agrícolas sustentáveis e de baixa emissões de carbono.

Foto: Aldemar ribeiro

“O livro é resultado da colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais com larga experiência e resultados de pesquisas nas suas respectivas áreas de atuação e conhecimento. O livro alerta a sociedade em geral e tomadores de decisão sobre possibilidade de minimizar alguns efeitos possíveis das mudanças climáticas através do uso das tecnologias que contribui de alguma forma para melhorar as questões ambientais, regionais e global”, explicou o Pós Doutor em Fitotecnia, Erich Collicchio (UFT).

“O tema do livro aborda um problema de sustentabilidade ambiental que envolve quase todas as áreas da atividade humana que tem desdobramentos sociais, culturais, financeiros e de toda ordem. O assunto da obra revela uma importante ferramenta de conhecimento, no sentido de mostrar o preparo para quaisquer adversidades ou transformações das mudanças climáticas a fim de construir um futuro digno às próximas gerações”, detalhou o pesquisador, Engenheiro Civil da Aeronáutica (ITA), e Mestre em Meteorologia (INPE), Humberto Ribeiro da Rocha (USP), um estudioso do clima e da água nos ecossistemas terrestres.

“A Embrapa agradece a participação dos pesquisadores no livro. Estamos desde 1994 com zoneamento agrícola de risco climático onde fazemos o posicionamento das culturas, com relação às épocas e cultivares presentes no mercado frente ao risco de plantio, principalmente no Estado que é fronteira agrícola, por isso é importante saber quais culturais vão sofrer com essas mudanças e quais as que vão sobreviver”, ressaltou o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Jones  Simon, que foi um dos autores do capítulo 07: Possíveis Impactos das Mudanças  Climáticas Sobre o Zoneamento  Agrícola de Risco Climático da Cultura da Soja no Estado do Tocantins.

Expansão da Agricultura do Tocantins

O professor Doutor em Fitotecnia, Nutrição Mineral de Plantas, que atua na Unitins, Expedito Cardoso,  foi um dos autores juntamente com o Doutor em Entomologia da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas – TO), Daniel Fragoso. Ambos são agrônomos e escreveram o capítulo sobre Expansão da Agricultura no Estado Tocantins no que tange a importância da implantação de  polos de fruticultura irrigada, com destaque para o cultivo e  produção  de  abacaxi,  melancia  e  outras  espécies  de  frutas típicas, como açaí  babaçu, cupuaçu, bacuri, muruci,  taperebá,  pupunha,  etc.

Os pesquisadores acreditam que essas frutas possuem grande potencial para  agroindústrias, no que tange a produção de doces, sorvetes, sucos, geléias e palmito para os mercados do Centro-Sul, mas que ainda são muito pouco exploradas como alternativas de  diversificação, o que geraria  emprego  e  renda para os envolvidos.

O livro está disponível gratuitamente na plataforma da Editora da UFT: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/issue/view/repositorio.uft.edu.brhandle11612842/402

 Apoio

O livro contou com o apoio do Banco da Amazônia, por intermédio da aprovação do projeto referente ao Edital de Patrocínios – Edição 2012, na modalidade “Projetos na categoria Cultural” para a Amazônia Legal. Também contou com fomento do Governo do Estado do Tocantins  por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), através do Programa CAPES: PDPG-FAPT (Edital 18/2020) – PPG em Agroenergia – UFT – Termo de Outorga e Concessão de Bolsa n0 01/2021.

Destaque
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Após semanas de chuva intensa, produtores correm para retomar colheita de soja no Tocantins

9 de março de 2026 - 11:40

Justiça determina socorro imediato a comunidades isoladas em Sandolândia

9 de março de 2026 - 09:19

2º Concurso de Redação da Escola do Agro está com inscrições abertas em Gurupi

7 de março de 2026 - 18:24

Farm Day Fazendão reúne produtores e empresas em três dias de imersão no agronegócio no sul do Estado

5 de março de 2026 - 22:14

ARTIGO/OPINIÃO: MARCELLO DE LIMA LELIS/ No Tocantins, o maior desafio ambiental hoje é o fogo

4 de março de 2026 - 17:27
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.