Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 12 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Economia»Produção industrial do Tocantins volta a crescer mesmo com redução do número de empregados, mostra pesquisa
Economia

Produção industrial do Tocantins volta a crescer mesmo com redução do número de empregados, mostra pesquisa

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins30 de julho de 2025 - 10:043 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail
Custo elevado de trabalhador qualificado, carga tributária excessiva e competição desleal são apontados como os principais problemas do setor no 2º trimestre.
Por Redação
Embora o crescimento da produção industrial tocantinense registrado em junho tenha sido pequeno em relação ao mês anterior, sinaliza uma recuperação moderada do setor conforme a Sondagem Industrial, estudo elaborado pela Federação das Indústrias (FIETO). Já a geração de empregos não seguiu o mesmo ritmo e sofreu uma leve queda no período. Resultado que indica que os empresários tocantinenses estão em busca de maior eficiência com aumento da produtividade aliada ao controle de custos.
Divulgada nesta quarta-feira, 30 de julho, a sondagem destaca que no 2º trimestre de 2025 os industriais do estado demonstraram insatisfação com a margem de lucro operacional e situação financeira de suas empresas, sentimento também observado na pesquisa nacional.
A falta e o custo elevado de trabalhador qualificado, carga tributária excessiva e competição desleal foram apontados como os principais problemas do setor no 2º trimestre. Apesar disso, os dados da pesquisa indicam expectativas otimistas em relação à demanda e aquisição de matéria-prima. No entanto, há perspectiva de redução no número de empregados.
Os dados mostram ainda que os empresários tiveram dificuldade para obter crédito no 2º trimestre de 2025 em comparação com períodos anteriores, e que apesar disso o segmento tem perspectivas de aumento das exportações para os próximos seis meses.
“Mesmo com desafios, a produção industrial do Tocantins cresce moderadamente, com maior uso da capacidade instalada e leve redução do emprego, sinalizando mais produtividade e eficiência”, observa Gleicilene Bezerra da Cruz, técnica responsável pela pesquisa.
Cenário ainda é de cautela
A confiança do industrial tocantinense em relação à economia e seu negócio permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, mesmo tendo registrado o segundo aumento consecutivo e acumulado alta de 4,7 pontos nos dois últimos meses.  Esse resultado é próximo do observado em julho do ano passado (48,9 pontos) e aponta estabilidade no cenário de baixa confiança.
Os dados são do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pela FIETO, que mostra ainda recuo do indicador de Condições Atuais de 41,6 pontos para 39,4, entre junho e julho, e aumento do indicador de Expectativas, que passou de 50,1 pontos para 52,4 no mesmo período. Conforme o estudo, acima dos 50 pontos o índice sinaliza otimismo quanto aos negócios, embora ainda haja cautela em relação ao cenário econômico.
Por Júnior Veras
Foto: Arquivo/FIETO
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Após semanas de chuva intensa, produtores correm para retomar colheita de soja no Tocantins

9 de março de 2026 - 11:40

2º Concurso de Redação da Escola do Agro está com inscrições abertas em Gurupi

7 de março de 2026 - 18:24

Farm Day Fazendão reúne produtores e empresas em três dias de imersão no agronegócio no sul do Estado

5 de março de 2026 - 22:14

Tocantins mantém liderança e é o maior produtor de arroz da Região Norte, com força de Lagoa da Confusão

2 de março de 2026 - 14:51

Justiça Federal em Araguaína abre hoje processo seletivo para função comissionada

2 de março de 2026 - 09:51

Tocantins dobra renda domiciliar em quatro anos e alcança maior valor per capita do Norte e Nordeste, aponta IBGE

1 de março de 2026 - 17:12
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.