“Um dado da Embrapa me chamou a atenção. Em 2010 o Tocantins produzia, aproximadamente 7 mil toneladas de peixe e Rondônia da mesma forma, aproximadamente 8 mil toneladas. Cinco anos depois, em 2015, o Tocantins passou de 7 para 8 toneladas e Rondônia de 8 passou para 80 mil toneladas [..] Seguramente Rondônia estabeleceu políticas públicas de incremento a esta atividade econômica fundamental para gerar emprego e renda às centenas e milhares de pessoas numa atividade que requer baixo investimento e retorno em um curto prazo”, disse Alan Barbiero em pronunciamento na Assembleia.
A pesca como atividade produtiva para alavancar a economia do Tocantins foi defendida pelo deputado Alan Barbiero (PSB), no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 21. O parlamentar alerta que o estado tem abundantes recursos hídricos e pode ser um dos maiores produtores de pescado do Brasil.
“Só precisamos estruturar nossa cadeia produtiva, com a criação de políticas específicas para a gestão dos recursos pesqueiros, voltadas à criação de melhorias viárias, aos incentivos, à formação de mão de obra e ao investimento em novas tecnologias”, garante Alan.
Barbiero defendeu que a Assembleia Legislativa precisa debater o assunto, já que a atividade pesqueira é uma importante fonte de renda para a população local. O deputado comparou a produção tocantinense com a do estado de Rondônia. Segundo ele, em 2010 os dois estados produziam uma média de 7 mil toneladas de peixe. Hoje, Rondônia pulou para 80 mil toneladas, enquanto a produção do Tocantins não passa de 8 mil. Ele argumenta que o volume de negócio da atividade pesqueira é o dobro do da soja e movimenta, em nível mundial, 600 bilhões de dólares ano. (Penaforte)