Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Artigo de opinião: Brizola e a metáfora do jacaré
Notícias

Artigo de opinião: Brizola e a metáfora do jacaré

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins31 de outubro de 2024 - 14:243 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

No artigo, Henrique Matthiesen cita a seguinte fala de Leonel Brizola: “Se algo tem rabo de jacaré, couro de jacaré, boca de jacaré, pé de jacaré, olho de jacaré, corpo de jacaré e cabeça de jacaré; como é que não é jacaré?” Em seguida, ele considera: “Neste pântano de espertezas, sutilezas e embustes, os jacarés são habilidosos, donos de retóricos e soluções simples — conversadores, verdadeiros charlatões oportunistas. Mestres do aleive, comportam-se com ar professoral, mesmo sendo ignorantes em temáticas que eles convêm. Na arte de ludibriar ou de ensinar o vigário a rezar missa, o jacaré metafórico de Brizola sempre tem uma observação, uma contribuição, um lisonjeio para aplicar seu bote”.

Por Henrique Matthiesen

Um dos atributos essenciais de uma grande liderança política de massas é saber se comunicar. Como dizia o velho guerreiro Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica.”

Leonel Brizola era uma destas lideranças que tinha o dom e a maestria da comunicação utilizando inúmeros recursos linguísticos para se fazer entender e para atingir as mentes e os corações do povo brasileiro.

Um destes recursos, manuseado com proficiência por Brizola, era a metáfora: figura de linguagem em que se transfere o nome de uma coisa para outra e assim é possível estabelecer uma relação de comparação.

Inúmeras vezes, Brizola usou e abusou da metáfora, tornando-se uma referência neste recurso. Algumas de suas metáforas ficaram célebres por sua astúcia, inteligência e simplicidade.

Certa vez, para dizer que alguém era desonesto ou simplesmente corrupto, ele utilizou a metáfora do jacaré, que ficou famosa e que se aplica de forma certeira em muitos casos contemporâneos.

Brizola disse:

– “Se algo tem rabo de jacaré, couro de jacaré, boca de jacaré, pé de jacaré, olho de jacaré, corpo de jacaré e cabeça de jacaré; como é que não é jacaré?”

Seja na realpolitik, nos bastidores do “poder” ou simplesmente no cotidiano, o que não falta é jacaré.

Neste pântano de espertezas, sutilezas e embustes, os jacarés são habilidosos, donos de retóricas e soluções fáceis — conversadores, verdadeiros charlatões oportunistas.

Mestres do aleive, comportam-se com ar professoral, mesmo sendo ignorantes em temáticas que lhes convêm. Na arte de ludibriar ou de ensinar o vigário a rezar missa, o jacaré metafórico de Brizola sempre tem uma observação, uma contribuição, um lisonjeio para aplicar seu bote, prestando-se a situações ignominiosas para seu êxito ou manutenção do status quo. Afinal, o jacaré não deixa de ser jacaré nunca.

Cuidado: muitas estéticas floridas e articuladas escondem essências pantanosas e enganadoras, cheias de jacarés.

Brizola também dizia: “Cuidado, povo brasileiro…”

Henrique Matthiesen

Formado em Direito – Pós-graduado em sociologia

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

12 de março de 2026 - 20:25

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Governo do Tocantins zera atrasos no período da gestão interina e garante continuidade do Plano Servir para servidores estaduais

12 de março de 2026 - 16:14

Em Gurupi, Amélio Cayres consolida pré-candidatura ao Governo e defende celeridade nas obras do HGG

12 de março de 2026 - 15:42
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.