A água cristalina da Lagoa do Japonês encanta a todos que vão visitar as belezas do cerrado Tocantinense, a mesma recebeu o nome de japonês devido ao antigo dono que tinha descendência oriental. A recomendação ao chegar à lagoa é para evitar a contaminação da água, logo, recomenda-se não usar protetor solar, cremes e repelentes se for entrar na água. Essa beleza de águas esverdeadas fica aproximadamente 236 km de Palmas e cerca de 35 km do centro do município de Pindorama do Tocantins. De acordo com a administradora do local o turista também pode conferir a única tirolesa da região.
por Jessica Maldonado
A estudante de graduação Waldênia Pereira visitou o local no ano passado e recomenda “minha experiência foi incrível na lagoa. Um lugar aconchegante e de uma paisagem paradisíaca. A água é muito gostosa e nadar a noite é a melhor coisa, conhecer a caverna e sem falar do passeio de canoa” recomendou a estudante.
No local você pode conferir o aluguel de sapatilha, boia, caiaque, colete e venda de capa de celular. Segundo a administradora da Lagoa, Paula Antonioli o turista que for no dia de feriado é necessário reservar antecipadamente. Para entrar no local o adulto deve pagar 25 reais, crianças até 12 anos estão isentos e para acampar de um dia para o outro é cobrado 50 reais.
De acordo com Paula o cuidado é redobrado ao descer a serra “é aconselhável uso de sapatilha aquática, pois tem pedras cortantes e por enquanto não passa cartão. O melhor trajeto será saindo de Palmas, Taquaruçu, Santa Tereza, Ponte Alta, Pindorama, lagoa, sendo 32 km estrada de chão. Ter cuidado na descida da serra” aconselha Paula.
Como sustentabilidade o lixo produzido deve ser levado. A administradora recomenda que se possa chegar com carro pequeno, mas que o ideal é o veículo 4×4.