Ação aproxima órgão de controle da comunidade acadêmica, promove intercâmbio e amplia percepção sobre a importância do controle social.
por Redação
Estudantes do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Gurupi, realizaram visita técnica à sede da Controladoria-Geral do Estado (CGE), nessa terça-feira, 03. Na ocasião, os acadêmicos participaram de uma roda de conversa sobre o trabalho desempenhado pela Controladoria e conheceram os setores responsáveis pelos macroprocessos da pasta – controle interno, ouvidoria e correição de pessoal.
A corregedora-geral de Pessoal, Simone Pereira Brito, representando o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, fez uma breve apresentação sobre o que cada setor desenvolve e a atuação geral da Controladoria. “É fundamental abrir as portas da CGE para a comunidade acadêmica, possibilitando um canal de diálogo e contribuindo para a formação dos futuros gestores públicos”, afirmou.
A roda de conversa contou com a participação dos responsáveis das três áreas, sendo, além da corregedora-geral, o superintendente de Gestão e Ações de Controle Interno, Benedito Martiniano da Costa Neto e a ouvidora-geral do Estado, Juliana Gobbo de Oliveira.
Também colaboraram com as atividades aos acadêmicos, as diretoras de Responsabilização, Tatiane Dias Medeiros (de Entes Privados) e Taíse da Silva Cunha (de Agentes Públicos), além do gerente de Transparência e Controle Social, Lucas Sousa Luz.
Vivência
Para o professor José Wellington Abreu, a visita é uma oportunidade de os estudantes vivenciarem na prática o que é visto nas disciplinas teóricas. “Foi muito interessante conhecer o trabalho desenvolvido pela CGE e perceber que a atuação do órgão é multidisciplinar. Isso se soma à visão integral da gestão pública que procuramos trabalhar em sala de aula”, pontuou.
“Essa visita trouxe um conhecimento mais amplo sobre transparência, ouvidoria e controle interno e isso amplia nossas percepções de atuação profissional, buscando agregar teoria e prática. Eu percebo que isso é um diferencial para nossa carreira como gestor público”, comentou o estudante Fernando Freitas.