O relatório estatístico divulgado pela Delegacia Especializada em Investigação Criminal (Deic/Sul) de Gurupi apresentou as ações operacionais de 2018, dentre elas, destaca-se o número de pessoas presas e apreensões de drogas realizadas no município gurupiense e região.
Por Régis caio
De acordo com a Deic, em 2018 foram realizadas várias operações contra o crime organizado, combatendo principalmente o tráfico de drogas e associação para o tráfico. Segundo o delegado Rafael Falcão, foram presas em 2018 por esta equipe policial 107 pessoas.
O balanço ainda apresenta a quantidade de apreensões de entorpecentes. No ano passado, 180 Kg de drogas, sendo maconha, cocaína, crack, LSD e ecstasy foram apreendidas.
Dentre as operações realizadas, destaque para a Adiposa, que aconteceu em Fevereiro do ano passado, e prendeu uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e que tinha como núcleo a cidade de Formoso do Araguaia, e outras cidades da região.
Outra operação registrada foi a Recidiva, desencadeada em setembro, os policiais civis prenderam um grupo de traficantes que agia em Gurupi. Alguns dos envolvidos davam ordem da venda de drogas, no interior de unidades prisionais.
O delegado informou que dessas ações, 48 presos já foram condenados pela justiça, com penas que chegam a 385 anos de prisões. “Uma média de 8 anos por condenado”, ressaltou.
O delegado destaca ainda a parceria da comunidade que colabora efetuando denúncias. “Nós estamos agora com o nosso disque denúncia, que contém WhatsApp, e a população pode denunciar informando qualquer ação criminosa, que iremos investigar”, disse. O telefone da Deic para efetuar denúncias é 3312-4579.