A deputada estadual, Amália Santana (PT) sofreu aneurisma cerebral hemorrágico, do lado direito. A deputada deverá ser encaminhada para o HGP, onde há uma fila de espera de pacientes por cirurgia neurológica.
por Wesley Silas
De acordo com a assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, a deputada encontra-se em coma em situação muito grave.
“Ela será operada dentro de uma hora no Hospital D. Orione de Araguaína. Não há mais tempo para buscar outro centro”, informou. Em seguida informou que, provavelmente a deputada poderá ser removida para o Hospital Geral de Palmas.
Apesar da gravidade do estado de saúde da deputada, ela chegara ao HGP em um momento delicado em que 50 pacientes esperam por cirurgia neurológica, situação que levou a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) requerer na Justiça prazo de 20 dias, garanta a realização dos procedimentos cirúrgicos de todos os pacientes da neurocirurgia internados, requereu ainda medida judicial coercitiva que decrete a prisão civil do secretário estadual da Saúde por descumprimento de obrigação.