A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (05) a Operação Febre do Ouro, com o objetivo de desarticular suposto comércio ilegal de ouro extraído na região de Natividade, sudeste do Tocantins. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Federal de Gurupi/TO.
Da Redação
Aproximadamente 24 policiais federais cumprem seis mandados judiciais de busca e apreensão e 6 mandados de intimação, nas cidades tocantinenses de Chapada de Natividade, Natividade, Santa Rosa do Tocantins e no município baiano de Luís Eduardo Magalhães.
A investigação teve início a partir da realização de fiscalização em garimpo ilegal da região de Natividade, com posterior identificação dos principais compradores de ouro.
A medida visa desarticular o comércio ilegal de ouro extraído da cidade de Natividade e região, colher informações sobre os principais compradores de ouro e buscar elementos para estimar a quantidade de ouro extraída na referida localidade. Destaca-se que, apesar de ser região conhecida pela exploração de ouro, não há a produção oficial declarada.
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, usurpação de bens da união e extração ilegal de ouro.
O nome da operação faz referência ao fenômeno de migração de pessoas para os locais onde é descoberta a presença do valioso metal.