Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 2 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Detento do presídio de Cariri surpreende e conquista 1º lugar em Engenharia Florestal da UFT
Destaques

Detento do presídio de Cariri surpreende e conquista 1º lugar em Engenharia Florestal da UFT

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins9 de fevereiro de 2024 - 15:342 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Wesley Silas

O detento M.P.M da Unidade de Tratamento Penal de Cariri, em Cariri, foi condenado por tráfico de drogas. No entanto, sua história tomou um rumo inesperado. Ele se inscreveu no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e obteve uma pontuação impressionante de 880 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o que o classificou em primeiro lugar para o curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal do Tocantins em Gurupi. “Ele demonstra que o crime não é mais interessante para ele”, afirmou uma servidora da Defensoria Pública de Gurupi ao Portal AtitudeTO.

Escola na Unidade de Tratamento Penal de Cariri, em Cariri. – Foto: Amanda Oliveira/Seds

De acordo com a servidora da Defensoria Pública de Gurupi que atua na área de execuções penais, o detento está cumprindo pena por tráfico de drogas e desde que entrou no cárcere, dedicou-se aos estudos. “Ele aproveitou todas as oportunidades de aprendizado, passou a trabalhar na área externa da unidade em atividades de manutenção. No Enem, obteve uma boa nota na penúltima edição e, nesta última, alcançou uma excelente pontuação de 880 na redação, garantindo sua vaga no curso de Engenharia Florestal por meio do Sisu”, relatou

Após a matrícula, a Defensoria Pública solicitará ao Poder Judiciário a autorização para que o detento possa frequentar o curso de engenharia fora da unidade, com escolta, e retornar para pernoitar no cárcere. “Ele demonstra capacidade de ressocialização, que decorre não apenas das oportunidades oferecidas pelas unidades prisionais, mas também de seu próprio interesse. Mostra que o crime não o atrai mais, pois vislumbra a possibilidade de estudar, ter uma vida digna após sair do cárcere e prover seu próprio sustento por meio do trabalho, revelando o poder de ressocialização que a pena pode ter”, concluiu a servidora.

Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA)
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Mais de 139 mil veículos devem trafegar pelas BRs 153 no Tocantins

2 de abril de 2026 - 08:47

Sermão da Montanha reúne fé, tradição e fortalece o turismo religioso em Gurupi

1 de abril de 2026 - 20:06

Em seu último dia na pasta, Luana Nunes inaugura USF Vila Íris provisória e ambulatório da Policlínica

1 de abril de 2026 - 17:35

Em comemoração aos 37 anos da OABTO, Sala da Advocacia é reinaugurada no Complexo de Delegacias de Paraíso do Tocantins

1 de abril de 2026 - 17:04

Eli Borges, pastor Assembleiano, entra na corrida ao Senado pelo Republicanos na base de Dorinha Seabra

1 de abril de 2026 - 16:11

“Amélio representa equilíbrio, estabilidade e segurança”, afirma Vicentinho Júnior

1 de abril de 2026 - 08:50
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.