Em Encontro dos Governadores da Amazônia Oriental em Belém (PA) na manhã desta segunda-feira, 02, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, defendeu que a educação ambiental para jovens e crianças é a maior arma para combater os incêndios nas florestas e cerrado.
por Redação
Segundo o governador, a falta de informação leva o pequeno, médio e grande produtor e ainda o cidadão urbano a agir de forma inadequada com o meio em que vive.
Carlesse disse que “sem uma política que eduque as gerações futuras quanto a proteção de nossa fauna e flora, iremos continuar enxugando gelo e gastando milhões no combate às queimadas”.
Para o Tocantins ele propôs que seja feito investimento no projeto proposto pelo seu governo denominado Pioneiros Pátria Amada que irá beneficiar cerca de 25 mil crianças e adolescentes com educação ambiental e práticas de manejo de cunho orientativa.
“Parte do fundo da Amazônia pode ser dirigido diretamente para esse programa que poderá ser ampliado para os demais estados”, afirmou Carlesse.
Ele entregou cópia do projeto aos demais governadores e ministros presentes.
Presentes
Cinco ministros estão presentes nesta reunião em Belém: Onyx Lorenzoni (Casa Civil); Ricardo Salles (Meio Ambiente); Fernando Azevedo (Defesa); Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Jorge Oliveira (Secretaria Geral da Presidência da República). Além do anfitrião Hélder Barbalho, governador do Pará, e do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, também estão presentes o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes; o governador do Amapá, Waldez Góes, que também é presidente do consórcio interestadual da Amazônia Legal; e o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.