Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 11 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»Desemprego apresenta queda no Tocantins para 6,5% no segundo trimestre de 2023
Estado

Desemprego apresenta queda no Tocantins para 6,5% no segundo trimestre de 2023

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de agosto de 2023 - 10:412 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

da redação

No segundo trimestre de 2023, são cerca de 52 mil pessoas desocupadas no Tocantins, uma queda de 7% em relação ao trimestre anterior. O número de pessoas ocupadas, por sua vez, foi de 742 mil, queda de 1,2% na comparação trimestral e um aumento de 0,3% na anual.

“O segundo trimestre registrou recuo da taxa de desocupação, após crescimento no primeiro trimestre do ano. Esse movimento aponta para a recuperação de padrão sazonal desse indicador. O Governo do Tocantins está trabalhando para isso, aumentar a empregabilidade no Estado e o resultado tem se mostrado bastante satisfatório, nossa taxa de desocupação ficou bem abaixo da média nacional, que foi de 8%”, destacou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.

Os trabalhadores por conta própria representam 21%, cerca de 154 mil trabalhadores. Empregados no setor público (estadual, municipal e federal), inclusive militar, constituem 23%, ou seja 172 mil. Trabalhadores no setor privado com carteira correspondem a 23%, somando 170 mil trabalhadores, e sem carteira assinada somam 20%, com 148 mil trabalhadores. Trabalhadores domésticos representam 8%, ou seja 56 mil trabalhadores. Empregador representa 4%, com 33 mil trabalhadores, e o trabalhador familiar constitui 1%, 9 mil pessoas.

No Tocantins, a taxa de desocupação de 6,5% representa cerca de 52 mil trabalhadores sem emprego ou procurando por emprego. No município de Palmas, a taxa de desocupação foi de 5,1%, o que significa que cerca de 10 mil trabalhadores estão desempregados ou procurando emprego.

Pnad Contínua 

A Pnad Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de 2 mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e no Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em razão da pandemia da Covid-19, o IBGE implementou a coleta de informações da pesquisa por telefone, a partir de 17 de março de 2020. Em julho de 2021, houve a volta da coleta de forma presencial.

Desemprego Destaque
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Justiça determina socorro imediato a comunidades isoladas em Sandolândia

9 de março de 2026 - 09:19

Chapa 2 – “Compromisso com quem faz o Tocantins acontecer” comemora vitória nas eleições do SISEPE/TO

6 de março de 2026 - 19:00

Concurso da Educação chegará a aproximadamente 5 mil professores convocados após 9ª chamada e anúncio do edital de redistribuição

6 de março de 2026 - 18:28

ARTIGO/OPINIÃO: MARCELLO DE LIMA LELIS/ No Tocantins, o maior desafio ambiental hoje é o fogo

4 de março de 2026 - 17:27

Governo do Tocantins determina levantamento habitacional após rompimento de barragem em Santa Rosa

3 de março de 2026 - 20:30

Em busca de fortalecer parcerias federais, Governo do Tocantins apresenta projetos no Ministério do Turismo

3 de março de 2026 - 20:04
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.