Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»Governo diz que derrocamento do Pedral do Lourenço é uma “reivindicação histórica de Siqueira”
Estado

Governo diz que derrocamento do Pedral do Lourenço é uma “reivindicação histórica de Siqueira”

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins21 de março de 2014 - 11:212 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O derrocamento do Pedral do Lourenço, que garantirá a viabilidade para a implantação da hidrovia Araguaia-Tocantins, foi anunciado nesta quinta-feira, 20, pela presidente Dilma Rousseff, durante cerimônia em Marabá (PA).

Para o Governo do Tocantins, a retirada ou destruição de pedras e rochas que prejudicam a navegação nessa parte do rio Tocantins é reivindicação antiga e tema de uma série de reuniões do Governador Siqueira Campos com representantes do governo federal.


Ontem a senadora Kátia Abreu (LEIA AQUI) também afirmou que a obra é sua luta desde que tomou posse no Senado Federal.


Segundo a Agência Tocantinense de Notícia (ATN), durante a entrega de 1.788 casas populares na última sexta-feira, 14, em Araguaína, o Governador aproveitou a presença da presidente Dilma Rousseff e, em pronunciamento, reforçou a cobrança. O Governador destacou que a obra é fruto de luta do governo do Estado e de parlamentares tocantinenses. “Não é demais lembrar o quanto o governo do Tocantins e a nossa representação parlamentar têm lutado pela implantação da hidrovia Araguaia-Tocantins, desobstrução do Pedral do Lourenço e para outras providências para definitiva construção e funcionamento da hidrovia Araguaia-Tocantins, para tornar competitivos os nossos produtos nos mercados da Ásia e de todo o mundo aproveitando-se o aprofundamento e alargamento do canal do Panamá e da próxima construção do monumental Porto de Espadarte, em Belém-PA”, afirmou.


Segundo a ATN, a construção de eclusas também é reivindicação antiga do Governador feita, inclusive nesta gestão, à própria presidente Dilma Rousseff. Para Siqueira Campos, em manifestação pública feita em 2013, a hidrovia será vital para o desenvolvimento do Estado. “Nós não podemos mais ficar sem hidrovia! Perdemos competitividade pelo alto custo do transporte rodoviário. Nós temos que ter essa hidrovia para levar nossa produção para o Porto da Vila do Conde, em Belém. Isso é fundamental para o desenvolvimento do centro-oeste e do norte do país”, disse, à época.


 


O Pedral é um trecho de formações rochosas no rio Tocantins, localizado entre Itupiranga e Marabá, que impede a navegação, no período de estiagem na Amazônia, entre Marabá e o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, ao norte do Pará.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

12 de março de 2026 - 20:25

Governo do Tocantins zera atrasos no período da gestão interina e garante continuidade do Plano Servir para servidores estaduais

12 de março de 2026 - 16:14

Argentina concede refúgio permanente a condenado pelo 8 de janeiro

11 de março de 2026 - 10:57

Governo do Tocantins homologa licitação para construção do Câmpus da Unitins em Augustinópolis

11 de março de 2026 - 09:21

Justiça determina socorro imediato a comunidades isoladas em Sandolândia

9 de março de 2026 - 09:19

Chapa 2 – “Compromisso com quem faz o Tocantins acontecer” comemora vitória nas eleições do SISEPE/TO

6 de março de 2026 - 19:00
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.