da redação
A liberação ocorreu mediante a apresentação de toda a documentação exigida referente à medição das obras por parte da comitiva do Tocantins ao BRB nesta terça-feira (16), em Brasília (DF), na sede do banco.
O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Júlio Edstron, explicou que existe todo um processo para a liberação dos recursos. “Fizemos a medição e entregamos toda a documentação. As obras não foram paralisadas e seguirão o fluxo normal, viabilizadas pelo aporte repassado por nosso parceiro financeiro”, explicou o gestor da pasta.
O último ponto debatido foi a experiência do BRB na efetivação de projetos sociais em Brasília. O banco demonstrou o seu interesse em estabelecer parcerias nessa área com o Estado do Tocantins com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento local e regional.
O presidente do BRB, Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa, informou que o banco já cumpriu todas as exigências jurídicas para operar e abrir agências no Tocantins, criando, dessa forma, mais empregos e oportunidades.
Parceria
O BRB é parceiro do Estado do Tocantins desde que foi assinado o primeiro contrato para viabilizar recursos para aplicação na obra na ponte em Porto Nacional. A atual ponte sobre o Rio Tocantins foi construída na década de 70 e, depois de 40 anos, passou por interdições por conta da sua estrutura que necessitava de reparos e manutenção. Então, no ano de 2019, foi assinada a ordem de serviço para construção de uma nova ponte, que fica ao lado da antiga.
A construção da nova ponte foi iniciada com receita própria do Estado do Tocantins e depois foi assinado contrato com o BRB para liberação de R$ 149 milhões, para dar celeridade aos serviços. As obras estão em andamento, ocorrendo dentro do calendário previsto pelo estado.
A ponte terá 1.488 metros de extensão, com mais de 20 pilares, sendo pelo menos 15 de fundação submersa. A via liga a cidade de Porto Nacional ao município de Fátima e a outras localidades do Tocantins.