O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), informou que intensificou as obras de adequação dos estádios Gilberto Resende Rocha, o Resendão, em Gurupi; e Leôncio de Souza Miranda, o Mirandão, em Araguaína, para garantir que ambos tenham condições de receber jogos no Campeonato Tocantinense de Futebol, que começa no dia 6 de abril, mas, até o momento mesmo que o estádio esteja pronto para receber os jogos, o Gurupi Esporte Clube poderá ficar fora da competição por não ter condições financeiras para custear as despesas do campeonato.
por Redação
Em Gurupi, as obras tiveram início em novembro de 2018, com o objetivo de oferecer mais segurança aos seus frequentadores. No local, estão sendo finalizados serviços como construção da bilheteria, reforma das arquibancadas, ampliação e modernização do sistema de iluminação, bem como manutenção do gramado e adequação às normas de combate a incêndio e pânico. Além das medidas citadas, o Estado busca garantir a reconstrução de parte do muro do Estádio, danificado em decorrência de fortes chuvas, no mês de janeiro.
Já no Estádio Mirandão, o Governo intensificou o trabalho para realizar a impermeabilização da estrutura das arquibancadas, entrave que se estendia desde julho, quando as obras foram iniciadas. Quando a atual gestão retomou a obra no Mirandão, foi identificada uma falha no projeto inicial, o que obrigou os técnicos a realizarem novos estudos para execução dos trabalhos. A falta da impermeabilização nas arquibancadas provocou infiltrações na área dos vestiários, comprometendo o uso dos mesmos. Uma vez resolvida esta etapa, os serviços seguem. Além da impermeabilização, o Estádio deverá receber melhorias em relação à iluminação, pintura, rampa de acesso, corrimãos para divisão de torcidas, dentre outros.
Dentre as alternativas para garantir o mando de jogo das equipes araguainenses no estádio e não prejudicar os times no que diz respeito ao faturamento com a bilheteria, bem como o acesso do torcedor aos jogos do time favorito, o Governo estuda a viabilidade de realizar o trabalho de impermeabilização por etapas, liberando parcialmente as alas do estádio, à medida que os serviços forem concluídos.
“Nossa proposta é realizar a interdição das alas que ainda não tiverem recebido os serviços e, com suporte dos órgãos de segurança, garantir a liberação daquelas que estiverem prontas. Desta forma, conseguiremos dar andamento ao trabalho durante o campeonato, permitindo que as equipes possam contar com o apoio de seus torcedores e que eles desfrutem da alegria de ver seus times defendendo suas camisas. Não é o ideal, mas é o que é possível e viável neste momento”, frisou o superintendente da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer da Seduc, Robson Ferreira.
A decisão do Governo de dar início às obras nos dois estádios, em 2018, levou em consideração dois fatores primordiais. Um deles foi o fato de que, não sendo iniciadas as obras, o Estado perderia os recursos federais, oriundos de emendas parlamentares, destinados a estes serviços. O outro fator é que, sem estas adequações, os dois estádios estariam fora da competição por não disporem das condições mínimas de segurança para receber os jogos.
Início do campeonato 2019
O Campeonato Tocantinense de Futebol estava previsto para começar no dia 30 de março. Diante do quadro de obras dos estádios, a Federação Tocantinense de Futebol decidiu adiar, em uma semana, o início da competição. “Esta medida demonstra o comprometimento do Estado e das entidades desportivas em oferecer aos atletas e torcedores as melhores condições possíveis para a realização dos jogos”, enfatizou a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.
Campeonato 2020
Tão logo se encerre a edição 2019 do Campeonato Tocantinense, a Seduc, por meio da Superintendência de Juventude Esporte, Juventude e Lazer, fará um chamado a todos os agentes envolvidos com o futebol no Estado, das instituições públicas aos representantes de entidades, clubes e torcedores para, juntos, darem início ao planejamento do campeonato 2020. “A nossa meta é que o futebol tocantinense consiga, com o planejamento que é necessário, se fortalecer. Isso só é possível quando tivermos todos os setores envolvidos trabalhando de forma alinhada e executando, simultaneamente, seus papéis”, destacou Robson Ferreira.