Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 10 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Gurupi (TO)»Gurupi | Horta Comunitária será inaugurada em setembro
Gurupi (TO)

Gurupi | Horta Comunitária será inaugurada em setembro

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins7 de agosto de 2019 - 10:192 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A Horta Comunitária vai atender a população gurupiense, que utiliza as verduras e legumes plantados nestes locais para melhorarem a qualidade de vida e garantirem a inclusão social.

Da Redação

A horta está localizada na chácara da Divina Fátima, no setor Bela Vista de Gurupi. Antes, o local era comum o descarte de entulho e recentemente foi idealizado para ser transformado em uma horta comunitária, através de um projeto social do vereador Eduardo Fortes (PSDB).

A inauguração está marcada para o mês de setembro, o espaço tem 100 metros de comprimento e 150 metros de largura, com 40 canteiros numa área de 1,5 hectares. Foram plantadas em cada canteiro 400 mudas de verduras e legumes. Em breve serão colhidos alface, couve, cebolinha, salsinha, rúcula, coentro, mandioca, abóbora cabotiá e sertaneja, jiló, pepino, berinjela e repolho.

A Horta Comunitária está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Gurupi. O Engenheiro Agrônomo, Hernandes Pereira, é responsável pela horta e participa do projeto.

Além da UFT, a empresa Cooperfrigu Foods, Grupo Marrafon e Prefeitura Municipal de Gurupi contribuíram para a concretização desta obra. “Todos os parceiros nos ajudaram na estrutura da horta com o preparo do terreno, adubação, instalação de canteiros, sistema de irrigação, fornecimento de sementes, mudas e o adubo orgânico”, explicou Eduardo Fortes.

Em geral, o próprio parlamentar fará a organização junto com a comunidade por meio de reuniões sobre o novo projeto, preparando as famílias cadastradas para participarem, e em contrapartida, prestarão serviços durante uma semana na horta para ganhar a cesta de verduras e legumes conquistado pelo esforço.

Além desses novos cadastros, o projeto visa distribuir semanalmente para as entidades carentes de Gurupi, para isso será feito mapeamento das entidades que necessitam. “Estamos muito felizes com a transformação realizada nesta área”, disse Divina Fátima, proprietária e parceira do projeto.

Conforme o projeto, a horta comunitária terá participação na educação ambiental e desenvolvimento sustentável dos alunos da rede municipal de ensino sobre a importância de uma alimentação saudável com o consumo de hortaliças e aprender todo o preparo do manejo e cultivo da horta.

Foto: Rafael Rafiuski

 

Bela Vista gurupi Horta Comunitária
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

“Vozes que Não se Calam: Gurupi se une contra a violência e em memória das vítimas de feminicídio”

10 de março de 2026 - 14:23

Remake no Palácio Araguaia: a velha trama da sucessão volta a assombrar a política do Tocantins em 2026

9 de março de 2026 - 19:55

Circuito Tocantinense da Pesca deve injetar R$ 50 milhões na economia e consolidar Estado como polo nacional do turismo de pesca

9 de março de 2026 - 17:52

Após semanas de chuva intensa, produtores correm para retomar colheita de soja no Tocantins

9 de março de 2026 - 11:40

Justiça determina socorro imediato a comunidades isoladas em Sandolândia

9 de março de 2026 - 09:19

Motorista morre em colisão frontal na BR-153 entre Gurupi e Cariri, no sul do Tocantins

8 de março de 2026 - 18:33
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.