A entrevista feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa e DesenvolvimentoEm Gurupi, mostrou ainda que 39,1% afirmaram que desejam viajar no final do ano, enquanto 70% dos gurupienses que vão às compras afirmaram que deve pagar os presentes de Natal em dinheiro.
por Redação
Mais de 70% dos gurupienses entrevistados pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento afirmaram que devem pagar os presentes deste Natal em dinheiro. As outras formas de pagamento selecionadas foram: cartão de crédito (15,8%), cartão de débito (5,6%) e crediário (4%). Os dados são da pesquisa Expectativa de Consumo do Natal de 2017, realizada em novembro.
Além da preferência pela forma de pagamento, a pesquisa mostra também a quantidade e o tipo de presente que o morador de Gurupi está procurando: 56,5% apontam que pretendem comprar um ou dois presentes e 45,1% dão preferência por peças de vestuário. O valor médio apontado por 34,5% dos entrevistados ficou entre R$ 50,00 e R$ 100,00 e 79% vão às compras no comércio de rua.
Entre os respondentes, 44,4% confirmaram a intenção de presentear e 15,3% ainda estão indecisos. “Como a pesquisa aponta expectativas, é possível que resultados mais positivos se revelem após a data comemorativa. O setor do comércio está em constante oscilação, com tendência de crescimento, e os empresários ainda têm tempo para fazer alguns investimentos em atrativos”, comenta o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins.
Entre esses investimentos, o desconto no preço pode ser uma escolha acertada. É que 42,7% dos entrevistados afirmaram que esse tipo de atrativo é um item decisivo no momento da compra. Outros itens apontados foram promoções (22,3%), atendimento (16,9%) e variedade (7,3%).
Viagens
Além do tradicional presentes, as viagens têm se tornado alternativa cada vez mais presente nas comemorações natalinas. Em Gurupi, 39,1% afirmaram que desejam viajar no final do ano. Dentre eles, 58,2% devem ir para fora do estado, 30,4% planejam ir para outros municípios tocantinenses, 9,5% para fazendas ou chácaras e 1,9% estão se organizando para visitar outros países.
A pesquisa completa está disponível em: www.institutofecomercioto.com.br