No ultimo fim de semana uma queimada de grandes proporções atingiu a Serra de Taquaruçu, colocando em risco a sobrevivência e a preservação ambiental, nas imediações do Distrito que fica a 30Km de Palmas. Para combater o fogo brigadistas do IBAMA com soprador para combater. “Serviço que a gente fazer com abafador em três horas com o soprador a gente faz em uma hora”, explicou um brigadista. Confira o vídeo.
por Redação
Palmas é uma das capitais mais quentes do Brasil e nessa época do ano a escassez de chuvas e a baixa umidade do ar contribuem para propagação de queimadas. A área atingida é de difícil acesso e a suspeita é que o incêndio possa ter sido provocado de forma criminosa.
A Defesa Civil não estava conseguindo controlar o incêndio, pois nesse período de estiagem os bombeiros e agentes locais ficam sobrecarregados na tentativa de apagar inúmeros focos de calor na região. Assim, solicitaram apoio da Superintendência Estadual do IBAMA que enviou prontamente 51 brigadistas (sendo parte deles indígenas Javaé, Xerente e Karajá) com equipamentos, ampliando os esforços no combate direto e na prevenção ao fogo.
Com o reforço dos brigadistas do IBAMA o fogo foi extinto na tarde de quarta-feira; e uma equipe de combatentes permanece no local fazendo monitoramento para evitar possível reinício.
De acordo com o Superintendente do IBAMA Lucas Santos Costa, “a proteção da Serra de Taquaruçu não é de responsabilidade direta dos brigadistas do Prevfogo, mas em razão de seu valor ambiental e histórico-cultural a participação no combate às queimadas era fundamental”.
“A Serra de Taquaruçu é um dos pontos turísticos mais bonitos da capital e também é o local do maior festival gastronômico do estado do Tocantins. O IBAMA, que possui uma equipe de brigadistas bastante experiente e qualificada, não poderia deixar de ajudar nossos parceiros da Defesa Civil Estadual e Municipal na sua proteção”, destaca Costa.