Por Zacarias Martins
As pregações de Gondin terão início às 19h30 de sexta-feira (14) e acontecerão também no sábado (15) e no domingo (16). A Igreja Betesda de Gurupi está localizada na Rua 19, entre as avenidas Pará e Mato Grosso, no centro da cidade.
Autor dos livros “Deus imerso no sofrimento humano”, “Eu creio, mas tenho dúvidas – A Graça de Deus e Nossas Frágeis Certezas”, “É proibido” e “O que os evangélicos não falam”, dentre outros, Ricardo Gondin é um dos mais populares críticos do mainstream evangélico (conceito que expressa uma tendência ou moda principal e dominante), o que o transformou em alvo de críticas.
POLÊMICA
Ricardo Gondin surpreendeu o mundo evangélico quando publicou o texto intitulado de “Deusnos livre de um Brasil evangélico.” Segundo ele, o movimento neopentecostal se expande com um projeto de poder e imposição de valores, mas em seu crescimento estão as raízes da própria decadência. Os evangélicos, diz Gondim, absorvem cada vez mais elementos do perfil religioso típico dos brasileiros, embora tendam a recrudescer em questões como o aborto e os direitos homossexuais.
Para Gondin, um Brasil evangélico significaria que o fisiologismo político prevaleceu. “Basta uma espiada no histórico de Suas Excelências da bancada evangélica nas Câmaras, Assembleias e Gabinetes para se apavorar. Se, ainda minoria, a bancada evangélica na Câmara Federal é campeã em faltas e em processos no STF, imagina dominando o parlamento”, argumentou.
Questionado sobre a dinâmica dos pequenos grupos que crescem no contexto do evangelho urbano e se eles vão representar necessariamente a extinção das grandes igrejas, Ricardo Gondin afirmou que o futuro mais lúcido da igreja evangélica está nos pequenos grupos. Segundo Gondin, as instituições não vão acabar; porém, não serão solo fértil para as grandes inovações. “Enquanto as grandes igrejas repetem clichês, pessoas reunidas em grupos menores vão experimentar o enriquecimento da alma”, destacou.
LANÇAMENTO
Na programação promovida pela Igreja Betesda de Gurupi, a esposa de Ricardo Gondin, Sílvia Geruza, lançará o livro “Diga sim à vida”. A autora é Psicoterapeuta individual, familiar e de casal, com especialização em Sexualidade Humana. Tem formação em Terapia Narrativa e Terapia Comunitária. É Bacharel em Letras pela UFC, Pós-Graduada em Terapia Sistêmica Familiar e de Casal pela PUC de SP, Pós-Graduada em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da USP. Mestra em Missiologia pela Faculdade Teológica Sul-Americana e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.