Mais dois postes da rede de energia foram derrubados em acidentes de trânsito no Tocantins. Os dois casos registrados na madrugada deste domingo (10) em Palmas. Ao todo, de janeiro até aqui, 37 postes da rede de energia foram derrubados em acidentes de trânsito no Tocantins. E durante todo o ano de 2018, esse número foi de 436.
Da Redação
Na quadra 501 Norte, equipes da Energisa trabalham na substituição do poste e 146 clientes aguardam a conclusão da obra para ter o fornecimento normalizado, o que deve ocorrer nas próximas horas. No Jardim Aureny I, nenhum cliente ficou penalizado no momento do acidente, no entanto, para realizar a obra de substituição do poste será necessário desligar 100 clientes até a conclusão do serviço. Em média, a obra de substituição de um poste dura quatro horas.
Segurança
A concessionária orienta que, caso tenha cabo rompido devido a colisão, a vítima deste tipo de acidente deve permanecer dentro do veículo e pedir ajuda, comunicando o Corpo de Bombeiros e a Energisa do acidente pelo 0800 721 3330. Para quem presencia o acidente, a orientação é a mesma, entrar em contato com a distribuidora e jamais se aproximar dos cabos de energia. Chegando ao local, a Energisa irá isolar a área de risco e adotar as medidas de segurança necessárias.
Informações adicionais
O custo médio de substituição de postes é de R$ 3 mil, e deve pago pelo condutor responsável pela colisão com o poste de energia elétrica. Quando um transformador é afetado no acidente envolvendo poste, esse custo pode ultrapassar os R$ 10.000,00. O custo de substituição não se resume somente aos postes derrubados, pois depois de trocar o poste é necessário que seja feita uma inspeção no trecho afetado com o intuito de verificar a existência de alguma anomalia na rede consequente da colisão. Caso existam mais estruturas condenadas pela colisão, o custo pode se elevar bastante.