A presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, (FAET), senadora Kátia Abreu, solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) continuidade das obras do frigorífico que está sendo construído em Aliança do Tocantins. O empreendimento está sendo construído com verbas viabilizadas pela senadora, o projeto vai instigar a produção de ovinos e caprinos no estado.
por Redação
A presidente destinou R$ 1,5 milhão em emenda parlamentar para a construção de uma fábrica de ração e da primeira etapa da planta frigorífica. O início da segunda etapa depende da liberação do Ministério da Agricultura.
Em reunião nesta terça-feira (28) com o secretário-executivo do Mapa, Eumar Roberto Novacki, Kátia Abreu pediu que o ministério empenhe esforços, em conjunto com a prefeitura de Aliança do Tocantins, para superação dos problemas técnicos da obra. O secretário se comprometeu a procurar uma solução para dar continuidade à construção, que já está 53% concluída.
“As atividades do frigorífico vão aquecer a economia regional, gerar trabalho e renda para os produtores locais, além de ofertar um produto de qualidade tanto no mercado regional como para exportação”, afirmou a senadora.
Frigorífico
O frigorífico e a fábrica de ração atenderão todo o Tocantins os demais municípios do Matopiba (fronteira agrícola formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
A planta frigorífica será gerida em forma de comodato com a prefeitura de Aliança e a CooperCarneiro – Cooperativa Agropecuária de Ovinocultura do Matopiba – criada para esse fim em 2016.
No raio de 300 km de Aliança do Tocantins, estão concentrados 56% de toda a produção de ovinos/caprinos do Tocantins, estimados em 140 mil.