“Tem dois anos que atuo com esporte feminino na cidade e resolvi criar este 1ª Clínica de Futebol Feminino para aprimorar os conhecimentos e habilidade e mostrar para elas que o futebol de campo feminino é uma vitrine boa e comprovar para a sociedade que futebol é também coisa de mulher”, explica o idealizado do projeto”, Estevam Neto.
por Wesley Silas
Aconteceu no domingo, 30, no Centro Olímpico de Gurupi, a 1ª Clínica de Futebol de Campo Feminino com palestras, treinos táticos e teóricos para fortalecer e profissionalizar a modalidade em Gurupi.
De acordo com o idealizador do projeto, Estevam Neto, participam do projeto 30 atletas que atuavam no futebol de salão que agora terão a oportunidade de migrar e desenvolver técnicas do futebol de campo.
“Elas vão aprender jogadas táticas e técnicas. Vamos trabalhar o desenvolvimento de cada atleta, posicionamento dentro de campo porque em Gurupi a maioria são jogadoras de futebol de salão e queremos mostrar para elas que o futebol de campo é uma vitrine maior que proporciona a realização de sonhos, quando se compara ao futebol de salão. Queremos mostrar que o futebol de campo é bom e a cidade de Gurupi poderá ter representante a nível nacional”, disse Estevam Neto.
O preconceito é outra barreira que o projeto pretende quebrar em Gurupi.
“Conheço todas as jogadoras, como também conheço as dificuldades encontrada na nossa cidade, pois o preconceito ainda é grande, principalmente dos homens, e vejo também a questão de incentivo e apoio é muito pequeno”, disse.
Outro objetivo do projeto é dar condições de divulgar e descobrir novos talentos no futebol feminino.
“Acredito que ao trazer uma clínica à nossa cidade vamos mostrar que existem jogadoras de alto nível e queremos divulgar à sociedade de Gurupi que futebol também é coisa de mulher, pois temos muitas jogadoras de alto nível e de grande qualidade que vamos aprimorar ainda mais”, explica.
Para Estevam o projeto só saiu do papel depois do apoio recebido de parceiros do comércio local.
“Não podemos deixar de divulgar os nomes dos parceiros que estão nos apoiando como a Farmácia Artesanal da amiga Juliana e a Pump It Nutrição Esportiva do nosso amigo Marcos Antônio que são pessoas que nos motiva a fazermos estes eventos voltado para o público feminino, pois sabemos que a ajuda do poder público e comércio é pouco quando diz a respeito no quesito de futebol feminino”, disse.