Palmas amanheceu, nesta segunda-feira, 02, com fumaça por várias partes. A região entre a serra e a cidade é a que mais apresenta os incêndios florestais. Inclusive, um dos pontos onde o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atua é na proximidade do Campus II, do Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica).
Da Redação
O fogo começou a ser combatido no domingo, 01, e as equipes trabalharam até às 3 horas da madrugada. A ação foi retomada nas primeiras horas do expediente da corporação e cruzou o dia.
No início da tarde, desta segunda-feira, o tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, sobrevoou a região até Taquaruçu, na aeronave da Polícia Militar. No trecho, pelo menos quatro focos de incêndios foram observados em propriedades particulares.
Para o tenente-coronel, sem o apoio da sociedade fica difícil a batalha contra os incêndios florestais. “Denuncie quem estiver colocando fogo. Ligue no telefone 190, da Polícia Militar; no 153 da Guarda Metropolitana de Palmas, ou no 0800 63 1155, do Naturatins. É dessa forma que a população pode nos ajudar e só assim vamos conseguir reduzir os focos de incêndios em nosso estado”, disse.
Outro pedido do tenente-coronel serve também como alerta. “Não coloquem fogo na vegetação achando que poderá controlar a situação. Isso foge do controle e se torna um grande incêndio, causando danos ao meio ambiente e para a saúde das pessoas”.
Cesamar
No domingo, 01, por volta das 18 horas, um foco surgiu a cerca de 200 metros do portão de acesso, nos fundos da quadra 404 Sul. Uma moradora presenciou a ignição e acionou os bombeiros militares. O combate foi imediato, impedindo que as chamas se alastrassem.
Por volta das 13 horas desta segunda-feira, outro foco de incêndio ameaçava o Parque Cesamar. A ação, que pode ter sido criminosa, começou próximo ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O ato foi denunciado à Guarda Metropolitana. Em seguida, três equipes do Corpo de Bombeiros Militar foram destacadas para o combate.
Taquaruçu
Chegando ao Distrito de Taquaruçu, pela TO-030, outro foco de incêndio florestal atraiu a ação do CBM. Dezenas de bombeiros militares já haviam passado o final de semana combatendo entre a rodovia e o Vale do Vai Quem Quer. A ação foi concluída, contudo, as chamas começaram do lado oposto ao anterior.
“Com esse sobrevoou pudemos ter uma dimensão de cada foco e assim distribuímos as equipes para o combate. Tem sido assim e sem a colaboração das pessoas, isso vai demorar a ter um controle”, destacou o tenente-coronel Geraldo Primo.
Um levantamento da Defesa Civil Estadual constatou que foram registrados 17 focos de incêndios florestais em Palmas, neste final de semana.