Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 1 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Religião, espiritualidade e indivíduo
Destaques

Religião, espiritualidade e indivíduo

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins7 de agosto de 2016 - 19:305 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

João Nunes da Silva

Doutor em Comunicação e cultura contemporâneas, Mestre em Sociologia e professor adjunto da UFT- Campus de Arraias. Trabalha com projetos em cinema e educação.


A pessoa humana é dotada de capacidade de sentir, de pensar e de agir. Suas ações correspondem a essa capacidade. Pensar é uma atividade relacionada ao espírito, ou melhor, é uma atividade do espírito.

As coisas tributárias do espírito não se referem apenas as atividades religiosas; essas são marcadas em geral mais pela institucionalidade; por exemplo: participar de uma igreja, ir a uma missa ou a um culto ou ainda freqüentar um terreiro de umbanda ou de candomblé, tem tudo a ver com a instituição, criada pelos homens, baseada em valores, em regras e normas que orientam as ações das pessoas que seguem determinada religião.

Todas as religiões são instituições que surgiram para atender as necessidades da coletividade e que estão relacionadas à fé; observe bem, da coletividade; significa que apresenta elementos que, embora sejam seguidos por indivíduos, na verdade, estabelece padrões de comportamentos os quais podem atender ou não cada pessoa em sua individualidade.

Quem vai a uma missa, ou a um culto, freqüenta uma igreja e com isso expressa sua fé em coletividade, pois, se orienta pela instituição religiosa que acredita e, com isso, se sente bem por agir dessa forma; quem assim o faz certamente sente-se fortalecido pela sua fé, até mesmo porque encontra na igreja que freqüenta o conforto de que precisa quando percebe que não está sozinho em sua crença.

A igreja reúne os afins para expressarem sua fé, principalmente por meio de cânticos, leituras e orações. Nisso encontra-se a institucionalidade e a coletividade que, de alguma forma, atendem as individualidades. À medida que o indivíduo não se sente confortável na igreja que freqüenta, ou na religião que professa, a tendência é o seu afastamento, seja para outra Igreja ou não.

Há pessoas que não sentem a necessidade de freqüentar nenhuma igreja nem de praticar nenhuma religião, embora carreguem consigo a espiritualidade; e não há mal nenhum nisso, afinal, para ter fé não é preciso freqüentar uma igreja.

Há pessoas que não falta um domingo na sua igreja e até rezam fervorosamente enquanto pratica todo mal que lhe é possível contra outras pessoas; por exemplo, existem pessoas que rezam até muito para que todos vejam o quanto é fervorosa, como fez o fariseu envolvido por sua arrogância diante do publicano numa das parábolas atribuídas a Jesus.

Sim, há pessoas que rezam muito e são más para com os outros, para seus empregados, e até torturam e matam em nome de Deus, da lei e da ordem; com isso perseguem, caluniam, humilham e maltratam aqueles que são diferentes. Tais pessoas não sabem conviver em sociedade quando vêem no diferente uma ameaça e em conseqüência disso apelam para ditaduras e arbitrariedades como aconteceram nos regimes nazistas e fascistas, os quais se mostravam muito religiosas.

Nos Estados Unidos, a partir dos anos 1860, mais precisamente no sul dos Estados Unidos,  um grupo de pessoas brancas, de classes alta e protestantes, formaram uma organização chamada Ku Klux Klan, cujos objetivos eram perseguir e matar negros, católicos e judeus; eles pregavam a supremacia branca, o nacionalismo branco e a anti-imigração. A predominância desse grupo terrorista foi até os anos 1950, mas há indícios até hoje de seguidores dessa terrível organização.  

Esse é um exemplo de que nem sempre fé e religião resultam em boas ações; na verdade, a história tem demonstrado que as maiores guerras e conflitos, que resultaram em multidões de assassinatos, aconteceram por motivos religiosos.

Religião e espiritualidade se confundem ás vezes, mas não são a mesma coisa. A espiritualidade tem a vê com a fé, mas também com as coisas do espírito tais como: a leitura, uma boa música, uma peça teatral, um filme ou mesmo uma conversa proveitosa. Os alemães na época do filósofo Immanuel Kant (1704 – 1824) e seus contemporâneos consideravam cultura as coisas do espírito. Ser culto era ser fino por meio do conhecimento apurado, o que conduzia a ações verdadeiramente nobres.

A educação, por exemplo, pertence às atividades do espírito; é pela educação que o ser humano deve ser preparado para a vida social e profissional; cada indivíduo age a partir do que pensa, do que aprendeu e do que considera importante; se lhes falta a educação, predomina o instinto, subtraindo com isso a razão.  

A razão e a fé podem andar juntas; e isso é bom; a fé sem razão culmina no fanatismo; toda leitura deve ser alvo de reflexão e de questionamento, até mesmo as de cunho religioso; sem isso, temos então ações arbitrárias e ditatoriais; não dá para pensar, por exemplo, numa escola sem que seja possível o questionamento e a reflexão, a contextualização e o debate; por isso a chamada Escola sem partido é uma falácia e está baseada no fascismo. Quem defende tal falácia defende também que só vale a sua ideologia e não admite questionamento.

É preciso estar sempre atento aos acontecimentos, as pessoas e as coisas na sociedade individualizada. O grande perigo da sociedade de massa na qual vivemos é as pessoas perderem a capacidade de questionar e de refletir criticamente, o que corresponde às capacidades fundamentais do espírito e não da religião.

João Nunes Religião e Deus
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

“Amélio representa equilíbrio, estabilidade e segurança”, afirma Vicentinho Júnior

1 de abril de 2026 - 08:50

“Janela Partidária: Presidente da Assembleia oficializa ida para o MDB e consolida ‘terceira via’ ao Palácio Araguaia”

31 de março de 2026 - 23:13

Leo Barbosa rebate críticas e destaca avanços na educação e infraestrutura do Tocantins

31 de março de 2026 - 17:23

Reajuste anual de medicamentos já está autorizado

31 de março de 2026 - 17:00

Norte do Tocantins: HDT-UFNT registra mais de 70 atendimentos por acidentes com serpentes em 2025

31 de março de 2026 - 16:38

Após apelo de familiares e cobrança do Portal Atitude, SES-TO autoriza transferência de idoso do Hospital de Alvorada para o Regional de Gurupi

31 de março de 2026 - 09:26
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.