O projeto foi realizado há três meses em uma chácara no bairro Bela Vista e atende várias famílias carentes e entidades do município. “A expectativa é lançar a segunda horta comunitária em breve. Estamos fazendo um estudo para ver qual local ela será instalada aqui na cidade”, declarou o vereador Eduardo Fortes (PSDB).
Por Régis Caio
A horta comunitária está localizada na chácara da dona Divina Fátima, ela coordena o projeto que visa atender a comunidade gurupiense. Na horta, são colhidos semanalmente milho, mandioca, pepino, abóbora, batata doce, feijão verde, rúcula, alface, manjericão, quiabo, maxixe, além de outras verduras.
“Contamos com 12 famílias que trabalham aqui de forma voluntária, eles plantam, colhem e recebem também as verduras para o seu sustento”, disse Divina Fátima que destacou ainda que os alimentos colhidos são doados para a APAE, abrigo dos idosos, Lar Renascer, igrejas e famílias carentes.
O organizador desta iniciativa, o vereador Eduardo Fortes (PSDB), informou que uma segunda horta será implantada na cidade. “Estamos fazendo um estudo e provavelmente implantaremos ela no bairro Industrial ou no Madrid. Atualmente a horta está beneficiando cerca de 400 famílias”, disse.
Conforme o projeto, a horta comunitária tem participação na educação ambiental e desenvolvimento sustentável dos alunos da rede municipal de ensino sobre a importância de uma alimentação saudável com o consumo de hortaliças e aprender todo o preparo do manejo e cultivo da horta.
A dona Nesmina Reis é voluntária na horta, ela conta que está satisfeita de trabalhar e ajudar o próximo. “Gosto muito de estar aqui, é uma terapia para mim. Além de colher o fruto do meu trabalho eu ajudo também outras famílias”, comentou.