Em comemoração aos 28 anos do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO) e ao dia nacional do Policial Civil, celebrado no dia 21 deste mês, aconteceu na manhã desta quarta-feira (18) em Gurupi, um ciclo de palestras com o intuito de aperfeiçoar os profissionais da categoria. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal da cidade.
Régis Caio
Uma das palestras foi com o tema “Assédio moral e sexual no trabalho”. O advogado Walter Junior foi o palestrante e destacou os cuidados que o servidor deve ter, para evitar este tipo de ação no ambiente de trabalho. “O intuito é alertar sobre o tema, pois sem perceber, o servidor de qualquer categoria profissional acaba praticando essa atitude, o que gera um crime tipificado em lei”, disse.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Federação da Polícia Civil do Norte do país (Fepol), Itamir Lima, que ministrou uma palestra sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, um tema que segundo ele, aborda uma mudança na forma como a polícia atuará e na composição de sua carreira. “O projeto visa aperfeiçoar as atividades da nossa classe, trazer mais profissionalismo, qualificação aos policiais e explica a ideia de transformar a polícia civil em um cargo único, atualmente temos 16 cargos distintos na nossa instituição em todo Brasil, assim este profissional estaria apto a realizar todo tipo de função da entidade”, informou.
Já o presidente do Sinpol do Tocantins, Ubiratan Rebello, agradeceu a cada policial que participou das palestras e reforçou o trabalho do sindicato em ajudar os interesses da categoria “Nosso sindicato é um dos maiores de representatividade do estado e o nosso objetivo é proporcionar a valorização do profissional da segurança pública”, destacou.
O agente de Polícia, Lázaro Sampaio, participou do evento e disse estar grato aos aprendizados durante esta manhã. “Gostei muito, sempre é bom estarmos buscando o aperfeiçoamento e aprender mais, para fazermos um trabalho com maior êxito à comunidade”, esclareceu.
A palestra pela manhã contou com a presença de vários Agentes de Polícia, Escrivães, peritos e delegados, lotados na 3ª Delegacia Regional de Gurupi.