Vários municípios da região Sul do Estado ficaram sem os serviços da telefônicos móveis, fixo e internet na manhã de hoje.
As interrupções causaram prejuízos para muitos usuários que ficaram sem opção de comunicação e que expuseram suas indignações nas redes sociais. “Achei que só era no meu celular. Tanto a Tim quanto a OI estão assim e eu precisando fazer ligação urgente”, disse Aristelia Rodrigues Henrique.
O morador de Sandolândia, Hernan Assunção, também reclamou da interrupção dos serviços. “Em Sandolândia nesse momento nenhuma operadora está com sinal. E a internet banda larga não funciona. Caos”, disse Hernan na manhã desta sexta.
Segundo Antônio Neto, a falta de sinal também causou prejuízos aos comerciantes que usam maquineta de cartão de crédito. “Muitas empresas tiveram um prejuízo enorme por causa do descaso dessas empresas de telefonia. Sem telefone fixo e internet”, resumiu Antonio Neto.
A operadora OI informou ao Portal Atitude que o problema foi causado por rompimento de de cabos de fibra óptica.
“A Oi informa que uma dupla falha afetou os serviços de telefonia móvel, internet e de longa distância no estado de Tocantins na manhã desta sexta-feira (dia 20). Em uma das falhas, obras sob a responsabilidade de terceiros na BR-153 causaram o rompimento de um cabo de fibra ótica entre Gurupi (TO) e Fátima (TO). A outra ocorreu entre Palmas (TO) e Santa Tereza do Goiás (TO). A empresa acrescenta que equipes técnicas foram imediatamente enviadas para os locais mencionados e os serviços foram restabelecidos no início da tarde de hoje”, informou a empresa por meio de uma nota.
Já a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), confirmou à nossa reportagem um duplo rompimento provocado por uma retro escavadeira. Informou ainda que em caso como este as operadoras poderão ter suas metas de qualidade comprometidas e que a agência irá apurar as responsabilidades. Informou ainda que as operadoras têm a obrigação de abater o tempo paralisado dos serviços proporcionalmente a assinatura. Tanto a ANATEL como a OI não souberam afirmar quantas cidades foram afetadas.