Bastante entusiasmado, o consultor de Transporte e Meio Ambiente, José Rubens Mazzaro, esteve reunido na semana passada em Mato Grosso com 10 prefeitos da região de São Felix do Araguaia para debater a ligação do Mato Grosso ao Tocantins. A próxima reunião acontecerá nos próximos dias com prefeitos da região sul do Tocantins.
por Wesley Silas
De acordo com José Rubens Mazzaro, a intervenção do senador mato-grossense José Medeiros (PSD) está dando um grande passo rumo ao início da construção da tão sonhada rodovia, que deverá ser custeada com recursos do Ministério do Turismo.
“Atrasamos um ano no que a gente vinha planejando devido aos investidores darem uma freada por falta do documento presidencial que agora a gente está preste a conseguir por meio do senador José Medeiros. Ele está com o gás todo e já queria fazer uma reunião dos prefeitos de Mato Grosso junto com os do Tocantins com o Ministro Padilha, mas, solicitei para ele esperar até sair o documento oficial do presidente da República autorizando a travessia da ilha”, disse Mazzaro.
Após a reunião em Mato Grosso, a prefeita de São Felix do Araguaia, Janailza Taveira, defendeu que os índios têm grande interesse na construção da rodovia.
“Na reunião as lideranças indígenas demonstraram apoio à construção desta travessia pela transbananal que é muito importante para eles que devem ter melhor qualidade de vida durante todo o ano, pois, hoje eles ficam ilhados dependendo apenas de São Felix do Araguaia por meio dos barcos e não podem ir no período da cheia em cidades que eles são munícipes como Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia”, disse a prefeita.
Segundo Mazzaro a intenção é começar a travessia ante do mês de julho, ou seja, logo após terminar o período chuvoso.
“Vamos começar a fazer o encascalhamento para começar a passar pelo menos uns caminhões, porque a previsão nossa é de passa um mil caminhão de soja para o Tocantins e um mil caminhão de calcário para Mato Grosso nestes quatro meses, antes do retorno da chuva e vamos fazer um planejamento para que em 05 anos esta estrada esteja pronta”, disse. (Com informações da Agência Notícia)