A quarta etapa da temporada 2016 da Stock Car apresentou duas corridas recheadas de alternativas para os pilotos em Santa Cruz do Sul (RS) na tarde deste domingo (5). No lucro saiu Felipe Fraga, o pole position, que venceu a primeira corrida e, mesmo não tendo pontuado na prova complementar, parte para a próxima etapa na liderança do campeonato com 86 pontos. A primeira disputa teve ainda Allam Khodair e Daniel Serra completando o pódio. Já na segunda corrida, mais curta, Max Wilson arriscou na estratégia e ficou com a vitória, seguido por Rubens Barrichello e Felipe Guimarães.
Um bom público compareceu ao autódromo de Santa Cruz do Sul em uma tarde de domingo com temperaturas pouco mais altas que nos dias anteriores, apesar do céu nublado. A largada da corrida de 34 voltas teve confusão logo após a primeira curva, quando alguns carros bateram e o maior prejuízo ficou com o argentino Nestor Girolami, além de Felipe Guimarães, que acabou penalizado, e também Cacá Bueno, que cai da quarta para a 20ª colocação.
Fraga manteve a ponta e era seguido de perto por Allam Khodair. O piloto da Full Time, no entanto, não conseguia aproximar-se o suficiente para tentar a manobra de ultrapassagem. Com a capacidade total do tanque de combustível à disposição dos pilotos, apenas sete dos 24 que terminaram a bateria optaram por fazer uma parada nos boxes. Outros, com problemas, escolheram recolher para que fossem feitas as manutenções necessárias em seus bólidos para que voltassem em boas condições à disputa seguinte.
No fim os três primeiros do grid de largada mantiveram a ordem na bandeirada: Felipe Fraga, que assumiu a liderança do campeonato, Allam Khodair e Daniel Serra. Marcos Gomes fechou em quarto, com Átila Abreu em quinto.
Fraga, que no sábado afirmara ter tirado um grande peso das costas ao fazer a pole position, demonstrava um misto de felicidade com revolta. “Eu sabia que estava mais rápido que o Allam, então fiquei administrando a vantagem até que o Max de repente começou a atrapalhar a nossa corrida”, disse. “Eu não entendi o que ele estava fazendo, mas o importante é que cumprimos o nosso objetivo depois da pole, que era vencer a corrida. Tive que gastar muitos acionamentos do push-to-pass por causa do Max. Mas agora somos líderes do campeonato e isso vem acima do resto”, afirmou.
No campeonato, Fraga agora é o líder com 86 pontos, sete à frente de Marcos Gomes, seu companheiro de equipe. Pontuando regularmente nas duas provas, Átila Abreu saltou da sexta para a terceira posição com 70. Rubens Barrichello aparece em quarto com 66, um a mais que Daniel Serra.
A quinta etapa da Stock Car acontece no dia 26 deste mês no rápido circuito de Tarumã, localizado na cidade de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).
Classificação do Campeonato da Stock Car após 4 etapas:
1-) Felipe Fraga – 86 pontos
2-) Marcos Gomes – 79
3-) Átila Abreu – 70
4-) Rubens Barrichello – 66
5-) Daniel Serra – 65
6-) Cacá Bueno – 57
7-) Ricardo Maurício – 57
😎 Diego Nunes – 55
9-) Max Wilson – 54
10-) Valdeno Brito – 52
11-) Ricardo Zonta – 51
12-) Vitor Genz – 48
13-) Allam Khodair – 43
14-) Rafael Suzuki – 43
15-) Galid Osman – 42
16-) Felipe Guimarães – 41
17-) Denis Navarro – 37
18-) Sérgio Jimenez – 36
19-) Thiago Camilo – 31
20-) Julio Campos – 28