Os vereadores Sargento Jenilson (PRTB) e o vereador e policial civil, Wendel Gomides (PDT) debateram na Sessão desta quarta-feira, 07, sobre a vinda do Governador Marcelo Miranda (PMDB) a Gurupi e pediram por mais segurança na cidade.
por Wesley Silas
O vereador Sargento Jenilson (PRTB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Gurupi para citar os números sobre segurança pública publicado em uma matéria do Portal Atitude enfocando 41 homicídios e 24 tentativas ocorridas no período de apenas cinco meses, superando a média nacional e estadual, conforme levantou o Atlas da Violência 2017.
Durante do grande expediente, boa parte dos vereadores criticaram a centralização de todas as delegacias, inclusive a Central de Flagrante em uma só e passará a funcionar a partir da próxima semana em um prédio localizado ao lado da Câmara Municipal e serão inauguradas na próxima sexta-feira, 09, pelo governador Marcelo Miranda. Boa parte dos vereadores foram unanimes em concordar que a junção das delegacias no centro da cidade prejudicará os moradores dos setores mais afastados. Segundo o vereador Ataídes Leiteiro (PPS) muitas pessoas poderão deixar de apresentar denúncias devido a distância.
Em um requerimento de autoria do vereador Sargento Jenilson, subscritos por todos, será entregue durante a vinda do governador um pedido do envio de 200 alunos soldado da PM do concurso público que acontecerá no próximo domingo para formação no 4º BPM e a permanência de, pelo menos, 100 soldados formados no município de Gurupi. Na defesa do pedido o vereador citou dados publicado no Portal Atitude sobre a possibilidade de Gurupi entrar no Atlas da Violências com média mensal de 8,2 homicídios e caso seguir a onda de violência dos últimos cinco meses poderá chegar a 98,2 homicídios em uma população de 84 mil habitantes, enquanto a medida nacional é de 28,9 homicídios por 100 mil habitantes.
Para o vereador Wendel Gomides, praticamente, todos os autores dos 41 homicídios ocorridos já foram identificados pela Polícia e boa parte deles já foram presos.
Os vereadores também irão apresentar ao governador Marcelo Miranda uma solicitação para convocação dos demais aprovados da Polícia Civil em caráter de urgência na conformidade do Decreto 5.597, de 08 de março de 2017.