“Na crise, as regras do jogo mudam. Se empreender é solucionar, o desafio de um número maior de pessoas com habilidade é ter a capacidade de enxergar além do cotidiano“, Antônio Rodrigues.
por Antônio Rodrigues
Lucrar e se posicionar em épocas de vacas magras é o que a maioria dos empreendedores deseja. Se você der um Google nas palavras: empreendedorismo em crise, encontrará uma verdadeira avalanche de idéias de como vencer e transformá-la em oportunidade, ou até mesmo manter o volume de negócios e na melhor das hipóteses, aumentar pelo menos um pouco o faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior.
A verdade é que vivemos um momento em que entusiasmados por uma possível retomada da economia e notícias de projeção e crescimento de alguns setores, muitos estão mais encorajados a empreender, já outros poucos dizem que não é o momento e que melhor é aguardar uma recuperação total para tomar qualquer tipo de decisão empreendedora.
Porém, todos concordam em um ponto: a crise existe. Esse é o primeiro passo para quem realmente quer lucrar e fazer a engrenagem girar de forma favorável aos negócios. Ela (a crise) está aí para todos, no entanto só vai conseguir se posicionar diante dela e enxergar oportunidade quem souber inovar.
Na crise, as regras do jogo mudam. Se empreender é solucionar, o desafio de um número maior de pessoas com habilidade é ter a capacidade de enxergar além do cotidiano. Na crise, essa solução deve vir agregada com um tempero a mais; um toque especial que vai diferenciá-lo de todos os seus concorrentes, e é aí que mora o segredo.
A Inovação é essencial para o contínuo desenvolvimento e competitividade dos negócios. Quando temos a oportunidade de criar estratégias e agir de forma proativa com foco em resultados, melhoramos os processos e tornamos qualquer empresa mais competitiva. A inovação deve ter um olhar para a empresa como um todo. Deve-se trilhar desde o trabalho em rede, para fortalecer e ampliar o impacto da atuação do negócio, até a adoção de novos mecanismos de gerenciamento e estratégias de comunicação interna e externa.
Com base nessa premissa, para ser um empreendedor em épocas de crise é necessário construir novas soluções de mercado e competitividade, mas para isso é indispensável bom senso, coragem para tocar o negócio. Junte tudo isso com criatividade e inovação e terá nas mãos o segredo para o crescimento.
* Antonio Rodrigues é Jornalista, Professor e Especialista em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias