Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 1 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Vírus sincicial respiratório e o agravamento das doenças respiratórias: a importância do diagnóstico preciso e tratamento rápido
Destaques

Vírus sincicial respiratório e o agravamento das doenças respiratórias: a importância do diagnóstico preciso e tratamento rápido

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins14 de julho de 2023 - 11:143 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O vírus sincicial respiratório (VSR), atinge as crianças, especialmente bebês prematuros com displasia pulmonar e doença cardíaca congênita, no primeiro ano de vida, mas não somente elas. Idosos, imunodeprimidos, com doenças crônicas ou cardíacos também são populações bastante impactadas pela doença que se desenvolve de forma rápida e pode levar a quadros graves que exigem internação, às vezes até mesmo em UTI.

Isso porque o VSR é um dos principais agentes de infecções respiratórias, afetando principalmente os brônquios e os pulmões. “A doença é altamente contagiosa, há evidências de que todas as crianças de até três anos de idade já entraram em contato com o vírus, mesmo sem desenvolvê-lo de maneira grave. Ele é mais frequente no período entre maio e setembro, e sua infecção progride muito rapidamente, por isso é tão importante o seu diagnóstico e tratamento precoces”, alerta a infectologista, Ana Rosa dos Santos, consultora do Sabin Diagnóstico e Saúde.

Com sintomas iniciais semelhantes e muito comuns nessa época do ano, as doenças respiratórias podem se agravar por falta de tratamento adequado em sua fase inicial. Os sintomas iniciais podem ser negligenciados e a automedicação ainda é um recurso muito utilizado para tratar esses sintomas gripais quando percebidos. “Muitas vezes a pessoa acha que não é nada sério e se automedica, somente quando o quadro se agrava é que ela busca por um médico para o diagnóstico adequado. Pode ter relação com a demora na busca por suporte clínico adequado”, alerta a médica.

Por isso, buscar o diagnóstico correto é uma medida eficaz para garantir o tratamento adequado e reduzir as chances de agravamento. Para apoiar o diagnóstico, já existem testes que com uma única amostra são capazes de identificar qual vírus respiratório está presente no organismo, como o Painel Respiratório oferecido pelo Sabin Diagnóstico e Saúde. “O painel fornece um quadro ampliado de possibilidades para que o médico possa indicar o tratamento mais adequado, sinalizando inclusive a presença de mais de um vírus no organismo, um quadro que tem se tornado cada vez mais comum nos últimos tempos”, explica Ana Rosa.

“Enquanto não temos uma vacina para VRS para crianças, o principal tratamento foi incorporado em 2013 pela rede do SUS. É o protocolo de um anticorpo monoclonal, não é uma vacina, mas uma imunoglobulina, ou seja, um tipo de anticorpo que induz imunização passiva direta, específica contra este vírus, indicado no período sazonal do VRS, reforça a médica.

Além disso, é importante reforçar as medidas preventivas, para outras doenças respiratórias nestas faixas etárias de risco – crianças e idosos – como a higienização frequente das mãos, o uso de máscaras em ambientes fechados e a vacinação contra Influenza e Covid-19. No boletim InfoGripe, da Fiocruz, 19 dos 27 estados do país registraram de janeiro a abril de 2023, crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e deste, 35,9% dos casos positivos para vírus respiratórios correspondiam ao VSR.

Em 2021, o Grupo Sabin incluiu em seu portfólio o “Mini Painel Respiratório”, exame que permite a detecção simultânea dos vírus SARS-Cov-2, influenza A e B, e sincicial respiratório, a partir de uma única coleta de amostra. Recomendado para aplicação em pacientes de todas as idades, com algum sintoma gripal, o exame é indicado a partir do 1º dia de sintoma. A novidade foi mais um avanço nas estratégias da empresa, com foco em diagnóstico ágil para rápido desfecho clínico e melhor jornada do paciente.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Sermão da Montanha reúne fé, tradição e fortalece o turismo religioso em Gurupi

1 de abril de 2026 - 20:06

Em seu último dia na pasta, Luana Nunes inaugura USF Vila Íris provisória e ambulatório da Policlínica

1 de abril de 2026 - 17:35

Em comemoração aos 37 anos da OABTO, Sala da Advocacia é reinaugurada no Complexo de Delegacias de Paraíso do Tocantins

1 de abril de 2026 - 17:04

Eli Borges, pastor Assembleiano, entra na corrida ao Senado pelo Republicanos na base de Dorinha Seabra

1 de abril de 2026 - 16:11

“Amélio representa equilíbrio, estabilidade e segurança”, afirma Vicentinho Júnior

1 de abril de 2026 - 08:50

“Janela Partidária: Presidente da Assembleia oficializa ida para o MDB e consolida ‘terceira via’ ao Palácio Araguaia”

31 de março de 2026 - 23:13
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.