“O senador Ataídes comentou e, não posso te negar, que ontem ele me chamou para ir em Palmas. Ele pediu para nos organizar e que por volta do dia 18 ele quer fazer um almoço em Gurupi para consolidar a candidatura”, disse o vereador Walter Júnior.
por Wesley Silas
O empresário Adailton Fonseca (PMDB) adiantou ao Portal Atitude que deixou a presidência da CDL no dia 01 de junho, não para sair candidato a vereador, mas se houver oportunidade seu nome estaria à disposição do PMDB para vôos maiores. Desde que a vice-prefeita, Dolores Nunes, resolva não concorrer a vice novamente na chapa de Laurez Moreira (PSB). A fala de Adailton acontece no momento em que há fortes conversas de bastidores sobre indisposição pessoal de Dolores Nunes continuar como vice.
Saída da CDL
Adailton Fonseca afirmou ao Portal Atitude que afastou da presidência da CDL deixando dinheiro em caixa e com histórico de projetos arrojados, como exemplos, ele cita as últimas edições do Natal Premiado CDL. “Recebi a CDL com o nome protestado e deixei um pouco mais de R$ 100 mil em caixa”, considerou Adailton.
No lugar dele assumiu a farmacêutica, Juliana Nascente Guedes Marinho. “Eu já tinha a decisão de me afastar da CDL há algum tempo, pois tenho mais de cinco anos à frente da entidade, acho q já dei a minha contribuição e entendo que tem que haver uma oxigenação”, acrescentou.
Pré-candidatura de Walter Júnior (PSDB) a prefeito de Gurupi
Procurado pelo Portal Atitude, o vereador Walter Jr. afirmou que estou “à disposição” a seguir o que for decidido pela cúpula tucana no estado.
“O senador Ataídes comentou e, não posso te negar, que ontem ele me chamou para ir em Palmas. Ele pediu para nos organizar e que por volta do dia 18 ele quer fazer um almoço em Gurupi para consolidar a candidatura”, disse o vereador.
O vereador também defende a unidade da oposição e citou nomes como o de pré-candidato a prefeito, Dr. Iury Garcia (PR), Gleydson Nato (PHS), aliado do presidente do PHS no Tocantins, deputado Mauro Carlesse e também do vereador Dr. Macêdo (PTN) e Gustavo Adriano (PSL).
“Falei hoje por telefone com o Dr. Iury e marcamos uma conversa para amanhã cedo […]. Tem também o SD, que é meu ex-partido e hoje está com o vereador Zé Henrique, que ainda não está 100% fechado e o PPS do deputado Eduardo do Dertins, com o vereador Ataídes. Estou à disposição porque se formar este grupo o meu nome estará a disposição, seja para ser vice ou prefeito, vereador ou entregar santinho. Se estivermos com o pé no chão consolidado eu quero contribuir porque acho que Gurupi precisa melhorar”, disse o vereador. Em seguida completou: “Eu não gosto de dar exemplo de cidades longe do Tocantins, mas eu acho que Paraíso do Tocantins e Porto Nacional são cidades menores do que Gurupi, com as mesmas características e mesma cultura. Eu acredito que comercialmente, financeiramente e industrialmente estas cidades passaram na frente de Gurupi há muito tempo. Eu acho Gurupi uma cidade boa para morar com ruas largas e o Laurez pintou os meios-fios, Isso até deu polêmica na outra vez”, disse Walter Júnior ao lembrar do desdobrando de sua fala um evento do PSDB ocorrido março deste ano em Gurupi.
Estratégia do prefeito Laurez
O vereador acredita que uma das estratégias ocultas de futuro político do prefeito Laurez Moreira, caso ele se reeleja, seria deixar a prefeitura após 15 meses, lhe permitindo, em 2018, disputar uma das duas vagas ao senador, ocupadas hoje pelos senadores Ataídes Oliveira (PMDB) e Vicentinho Alves (PR); ou até mesmo disputar o governo do Estado.
“Eu fiquei sabendo que o prefeito Laurez quer ir para o Governo ou Senado. Se ele for vai ter que renunciar após um ano e três meses de gestão e, com isso, o vice dele poderá ser prefeito durante dois anos e nove meses, praticamente três anos. Para o vice do Laurez, caso ele seja eleito, vai ser muito bom”, disse.
Abdalla está fora da disputa, afirmar vereador Jonas Barros
Amigo de todas as horas do ex-prefeito Alexandre Abdalla (PTN), o vereador Jonas Barros (PV), aliado e amigo do prefeito Laurez Moreira (PSB), tem também agido como interlocutor de Abdalla. Em seu facebook, Jonas Barros respondeu sobre as especulações não autorizadas de redes sociais sobre uma suposta intenção de Abdalla participar das eleições municipais deste ano.
“Recebi ainda pouco uma ligação do ex-prefeito Abdalla, que tinha acabado de chegar da fazenda, e depois de ler alguma coisa na rede social, envolvendo o seu nome sobre possível candidatura a prefeito de Gurupi em 2016. Abdalla pediu que em seu nome viesse a público informar que não será candidato a nenhum cargo eletivo nessas eleições e ficará totalmente afastado do processo eleitoral desse ano”, disse Jonas Barros afirmando que o ex-prefeito se afastou da política para cuidar da sua profissão e dos interesses particulares.
“Abdalla afirmou também que qualquer especulação que leva o seu nome é alguém querendo fazer factóides, que ele pede a gentileza dos órgãos de imprensa que procure outro meio para criar especulação sobre as eleições. Abdalla participará do processo eleitoral como cidadão votando no dia 2 de outubro próximo”, concluiu Jonas Barros.
Pré-candidatura do empresário Silvério Filho
Outro nome que promete participar, seja como candidato a prefeito, vice ou a vereador nas eleições deste ano é o do presidente municipal do PDT, o jornalista e empresário Silvério Filho.
“Serei candidato nessa eleição ainda não está definido a qual cargo; mas, se Deus permitir serei candidato e não pretendo abrir mão do meu direito de ser candidato!”, disse Silvério ao Portal Atitude.