Em breve inicia a enxurrada de pesquisas ocuparão publicações de campanhas, páginas de jornais impressos, televisão, rádio e dos sites de notícias do Tocantins. Afinal, você confia em pesquisas eleitorais e elas ajudam a decidir o seu voto?
Já constam no Sistema de Registro de Pesquisa Eleitorais no site do TSE cinco pedidos de registro de pesquisas contratadas pelas empresas: Promotion-Editora Eventos E Promoções LTDA (data do registro 08/07/2014); VOZ E PESQUISA TOCANTINS LTDA ME (07/07/2014); Promotion-Editora Eventos E Promoções LTDA (09/05/2014); VOZ E PESQUISA TOCANTINS LTDA ME (28/04/2014) e IPETO LTDA (25/04/2014).
Observando muitos questionamentos sobre as pesquisas eleitorais, a empresa AGP – Pesquisas e Estatísticas, que tem como responsáveis pela empresa estatísticos formados na USP e Unicamp, foi até às ruas da cidade de São Paulo no ano passado para saber a confiança dos brasileiros nas pesquisas eleitorais.
Segundo a AGP, dentre os entrevistados, 68% disseram não confiar em pesquisas eleitorais (aproximadamente 2 a cada 3 pessoas), o que indica a desconfiança geral da população. Os outros tipos de pesquisa possuem melhor aceitação – 60% confiam no resultado, especialmente em pesquisas realizadas pelo IBGE, além de pesquisas relacionadas a produtos e a população.
Mostrou também que apenas “17% dizem que o resultado da pesquisa influencia o seu voto. Entre os motivos destacados, “ajuda a decidir o voto” e “vota no que está ganhando para não desperdiçar”. Os que dizem não, o principal motivo alegado é que votam de acordo com a sua própria opinião”.