Em busca de soluções para as questões da Saúde na região do Bico do Papagaio, extremo norte do estado do Tocantns, a senadora Kátia Abreu reuniu junto com o secretário de Saúde do Estado, Renato Jayme, na quinta-feira, 14, em Augustinópolis, prefeitos e secretários de Saúde da região. A UMBIP – União dos Municípios do Bico do Papagaio fez a mobilização dos prefeitos para o encontro.
por Redação
Dentre as demandas apresentadas pelos prefeitos à Senadora, estão o retorno da regulação para Augustinópolis, serviço que está hoje em Araguaína; o credenciamento de laboratórios para os exames de Papa Nicolau (câncer de colo de útero) e a transferência dos exames que são feitos em Araguaína para a região do Bico do Papagaio, de acordo com a área de atendimento de cada município e de acordo com os equipamentos disponíveis.
O secretário de Saúde, Renato Jayme levará as reivindicações para o encaminhamento de soluções. Ele demonstrou que o hospital de Augustinópolis tem o maior número de funcionários dentre os hospitais do Estado.
Também durante o encontro em Augustinópolis, os líderes alertaram o Governo sobre o não cumprimento de carga horária por parte e alguns médicos e apontam que o aumento no valor dos plantões poderia ajudar a solucionar esse problema, além de solicitarem SAMU que atualmente não existe na região. Outro grande problema é o custeio para as UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Tocantinopolis, Augustinópolis e HPP de Araguatins.
A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião “Nossa gente precisa de cuidado, eu me importo com as pessoas e a Saúde é uma área que precisa de gente competente, técnicos experientes e que tenha recursos para investimentos no setor”, ressaltou a senadora.