Em discurso emocionado na Câmara dos Deputados, durante sessão solene em homenagem ao senador João Ribeiro (in memoriam) nesta terça-feira, 8, a deputada estadual Luana Ribeiro (PR) falou sobre o legado deixado pelo senador
“Cresci vendo meu pai fazer política: decidindo, resolvendo problemas e ajudando as pessoas. Como meu pai dizia: ‘o fruto não cai longe do pé’, e inspirada no grande exemplo que tive em casa, fiz da política minha escolha de vida”, disse Luana.
O evento atendeu a uma solicitação do deputado federal César Hallum (PRB).Segundo ele, homenagem mais que merecida. “João Ribeiro está em cada pedaço de nosso Estado, em cada ação que hoje recordamos de seus feitos e agora queremos fazer jus a esse legado formidável deixado a todos nós”, afirmou Hallum.
Saudade
Num tom mais pessoal que político, a deputada Luana falou da saudade que sente. “Enganei-me ao pensar que com o passar dos dias, o tempo iria me fazer sofrer menos. A saudade que sinto do meu pai é constante, presente e latente, como o sangue Ribeiro que corre nas minhas veias”, afirmou.
A parlamentar destacou ainda a lealdade e a humildade do pai. “A renúncia foi o seu brasão. Mesmo podendo ocupar as mais altas posições, mesmo sendo legítimas suas reivindicações, sempre as renunciou em detrimento daqueles que mais precisavam”, destacou.
Luana agradeceu ao deputado César Hallum pela homenagem e ressaltou que a memória de João Ribeiro deve atravessar o tempo. “Os grandes homens nunca morrem, seus exemplos são eternos. A luta de João Ribeiro não será em vão, nem tampouco seus sonhos”, frisou a deputada, que encerrou suas palavras dirigindo-se ao pai: “que Deus me ajude a ser a filha que o senhor sempre mereceu, meu pai”.
Presenças ilustres
Familiares do senador, entre eles, os filhos João Ribeiro Júnior, Fábio, Maria Teresa e João Antônio, além dos irmãos do senador, Romilda Ribeiro, Aparecido e Lázaro Ribeiro, a viúva Cinthia Ribeiro, amigos, funcionários, lotaram o Plenário Ulysses Guimarães. O governador Sandoval Cardoso (SD) destacou as ações do senador. “Um homem de vários nomes e vários apelidos, o ‘João do Povo’, o ‘João das Creches’, o ‘João da Ótica’ sempre foi conciliador. Nunca fechou as portas e sempre respeitou o ser humano”, afirmou.
Já o ministro dos Transportes, César Borges, destacou a lealdade do senador João Ribeiro para com o povo do Tocantins. “João Ribeiro foi um político responsável e comprometido com a população que representava. Sempre que me procurava no gabinete, e não eram poucas vezes, pedia melhorias para os municípios do Tocantins”, disse. Também estiveram presentes, o ex-governador Siqueira Campos (PSDB), o presidente do Partido da República, senador Alfredo Nascimento, os senadores Vicentinho Alves (SD), Kátia Abreu (PMDB) e Ataídes de Oliveira (PROS), os deputados federais Mauro Benevides (PMDB-CE), Eduardo Gomes (SD), Dorinha Seabra (DEM), Lázaro Botelho (PP), Angelo Agnolin (PDT), Irajá Abreu (PSD), Júnior Coimbra (PMDB); deputados estaduais: Freire Júnior (PV) e José Geraldo (PTB), entre outras autoridades.