Na preparação dos nomes que poderão entrar nas campanhas eleitorais, os pré-candidatos ao governo do Tocantins iniciaram nesta semana as reuniões na região sul do Tocantins. Se a primeira impressão é a que fica, o que chama atenção são os encontros realizados com, praticamente, as mesmas pessoas e mesmos grupos, comprovando a dificuldade os políticos estão tendo para encontrar sangue novo para desenhar novos caminhos que enquadre no perfil que o eleitorado exige.
por Wesley Silas
Em Gurupi, criou-se um cenário onde os pré-candidatos têm dificuldades em penetrar no segmento empresarial com posição arredia à classe política partidária. Nota-se que boa parte do empresariado de Gurupi querem conversa franca e não aceitam a presença das claques dos pré-candidatos na mesma mesa para debater propostas de governo.
Falta definição de militantes e apoiadores
Enquanto isso, nas reuniões políticas as figuras são as mesmas, independente de quem seja ou partido dos pré-candidatos. Analisando friamente, percebe-se que as visitas estão sendo feitas em casas de lideranças de pensamentos e sentimentos políticos antagônicos, como são os casos do prefeito Laurez Moreira (PSDB) e Walter Júnior (sem partido). Nesta lista também entra a ex-primeira-dama e carismática Goiaciara Cruz (PSD), ligada a senadora Kátia Abreu (sem partido) e Oswaldo Stival Júnior (PSDB), considerado nome forte no segmento empresarial que todos querem na majoritária ou candidato a deputado federal.
Stand By
Desde que resolveu sair do ninho tucano, com justificativa da filiação do prefeito Laurez Moreira, Walter Júnior tem sido um dos nomes mais procurados pelas lideranças estaduais. Já recebeu a senadora Kátia Abreu (sem partido), o prefeito Carlos Amastha em agosto de 2017 quando considerou Walter Júnior como alternativa para suprir o nome do prefeito Laurez no PSB municipal e naquele mesmo dia Walter foi também prestigiado pelo deputado e amigo de sua família, Eduardo Siqueira (DEM). Dias depois recebeu duas visitas do governador Marcelo Miranda , ocasião em que ele chegou a reafirmar que não poderia ficar no mesmo palanque de Laurez. No início desta semana Walter recebeu em sua casa o pré-candidato senador Ataídes Oliveira (PSDB) e hoje ofereceu um lanche ao prefeito de Araguaína e pré-candidato ao governo, Ronaldo Dimas (PR), depois seguiram juntos para visitar a cidade de Cariri.
“Estou recebendo todos os pré-candidatos, onde recebi primeiro a senadora Kátia Abreu, o governador Marcelo Miranda, o prefeito Amastha, ontem recebi o senador Ataídes que também se lançou como pré-candidato ao governo e hoje recebi o prefeito Ronaldo Dimas. Conheci ele (Dimas) e o vi como um homem empreendedor que segue a minha linha de capitalismo de gerar empregos; então é assim, estamos nos conhecendo, enquanto ele está se apresentando para o Estado. Foi um momento oportuno em que ele foi lá em casa para fazemos um lanche agora a noite”, disse Walter Júnior ao Portal Atitude.
Conexão com o eleitorado
Enquanto as pessoas conversam nas ruas e emitem suas opiniões nas redes sociais sobre os pros e contras dos pré-candidatos que estão visitando a região, os demais pré-candidatos, sendo eles o presidente da Assembleia, deputado Mauro Carlesse (PHS) com domicílio em Gurupi, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB) que terá que resolver em Gurupi a condução do diretório do seu partido que tem na presidência Dida Moreira, irmão prefeito Laurez Moreira e na Câmara três vereadores aliados de Laurez, o juiz aposentado e um dos criadores da Lei da Ficha Limpa, Márlon Reis (REDE) que promete deputar em campanha eleitoral e o governador Marcelo Miranda (MDB) que buscará sua reeleição; têm incomum a busca de estratégias para entrar e sair bem no terceiro colégio eleitoral do Tocantins para conquistar seus eleitores carregados de emoções por candidatos honestos, transparente, sem envolvimento em escândalos, num momento em que tais virtudes estão em raros nomes, criando assim um paradoxo, onde são poucos os que querem participar e dedicar o seu tempo à política para que tais mudanças possam acontecer.